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O PET SAÚDE COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO
Resumo
A integração do ensino com os serviços de atenção básica contribui de maneira contundente para a formação de profissionais de saúde que produzam a reorientação do modelo assistencial em conformidade com os princípios do SUS. Este trabalho objetiva relatar a experiência de alunos bolsistas de diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal Fluminense que através do Projeto de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET- saúde) puderam aliar educação, trabalho e promoção em saúde visando melhorias na oferta do cuidado. A população do estudo foi constituída de Hipertensos e Diabéticos do território da Coronel Leôncio em Niterói-RJ e cadastrados no Hiperdia da Policlínica Regional da Engenhoca (PRE). A prevalência dos agravos crônicos não transmissíveis entre adultos e idosos somado a fragilidade na assistência do serviço de atenção básica de saúde desta localidade, motivou a intervenção do grupo PET-saúde. As atividades compreenderam o reconhecimento do território, levantamento das necessidades de saúde da população adscrita e criação de vínculo com a comunidade.A estratégia eleita para o desenvolvimento do trabalho foi a elaboração e aplicação de um questionário que identifica o perfil sócio-demográfico-ambiental, condições de saúde e fatores de risco associados aos agravos desta população. Os resultados apontaram prevalência dos hipertensos e diabéticos com cobertura de saúde deficiente e necessidade da ampliação da oferta dos serviços. Estratégias de promoção de saúde foram pensadas e praticadas pelos bolsistas e orientadas por preceptores: palestras em grupos de idosos, campanhas educativas, salas de espera, encaminhamentos para consultas e atualização do cadastro do Hiperdia da PRE. Conclui-se que este trabalho desencadeou a valorização das diversas profissões com a consolidação da interdisciplinaridade na produção do cuidado diferenciado em saúde. A proximidade com o usuário permitiu a constatação que para promover a qualidade de vida dos sujeitos, é importante que se conheça com propriedade o contexto no qual estes vivem e produzem relações sociais, suas condições de vida, trabalho, renda, habitação e cultura. Isto possibilitou o desenvolvimento de um novo olhar sobre o conceito de saúde onde é considerado os aspectos psicológicos, ambientais, econômicos e sociais com o compromisso da escuta atenta, sensível e cuidadosa dos indivíduos, considerando a multiplicidade e subjetividade dos fatores que determinam o processo saúde-doença.