Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ NUMA PERSPECTIVA DE CURRÍCULO INTEGRADO: AVANÇOS E DESAFIOS
Maria de Nazaré Góes Oliveira Gomes, Camilla Souza Ferreira Rubim Assis

Resumo


ResumoEste estudo consiste em um relato de experiência das pedagogas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - UEPA, no período de 2001 a 2011, e objetiva socializar experiências relativas à trajetória de um trabalho pensado, discutido e construído de forma coletiva junto a todos os segmentos do Curso. Em 2001, no diagnóstico da realidade, foram constatadas certas fragilidades no Projeto Pedagógico, tais como: fragmentação entre básico e clínico, visão biologicista, desarticulação entre teoria e prática, hierarquização das disciplinas, falta de articulação ensino/serviço/comunidade, falta de integração curricular no âmbito do ensino e seus reflexos no desenvolvimento da pesquisa e da extensão. Ficou então evidente a necessidade da Reestruturação Curricular do Curso, numa dimensão integrada e interdisciplinar, conforme o que preconiza Resolução n.º 03 de 07 de novembro de 2001, enquanto política educacional para a formação do Enfermeiro. Esse diagnóstico impulsionou a comunidade acadêmica a rever seu Projeto Pedagógico, visando melhorar a qualidade da formação do enfermeiro e o atendimento às necessidades de saúde da população. A adoção de metodologias inovadoras, pautadas na Pedagogia Problematizadora de Paulo Freire favoreceu a concretização de um novo modelo de ensinar e aprender, incorporado no currículo do curso a partir da compreensão do docente enquanto facilitador desse processo e da valorização do discente enquanto sujeito partícipe da sua formação e consciente de seu papel como agente transformador da realidade social. Esse modelo favorece a análise crítica-reflexiva dos problemas detectados na realidade e a busca de soluções através da ação dialógica e da construção do conhecimento. Em 2008 foi implantado o novo Projeto Pedagógico, acompanhado sistematicamente por uma avaliação processual com culminância em Fóruns de Avaliações no final de cada ano letivo, o que possibilitou equacionar as dificuldades encontradas gradativamente. O Projeto Pedagógico possui como pressupostos: a integração curricular e docente, a integração junto à comunidade em cenários reais desde as séries iniciais, e o fortalecimento da relação teoria/prática. Os resultados deste trabalho vêm contribuindo para a melhoria da qualidade da formação do enfermeiro e consequentemente para sua atuação no ensino, no serviço, na gestão e na assistência de forma crítica, reflexiva e humanizada, contribuindo assim para a consolidação as políticas de Saúde e Educação vigentes no país. Vale destacar a necessidade de maior envolvimento dos segmentos da Universidade afetos a esse processo de construção, bem como a necessidade de educação continuada junto à comunidade acadêmica do Curso.Palavras Chave: Educação e Saúde - Projeto Pedagógico - Currículo