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O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ NUMA PERSPECTIVA DE CURRÍCULO INTEGRADO: AVANÇOS E DESAFIOS
Resumo
ResumoEste estudo consiste em um relato de experiência das pedagogas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - UEPA, no período de 2001 a 2011, e objetiva socializar experiências relativas à trajetória de um trabalho pensado, discutido e construído de forma coletiva junto a todos os segmentos do Curso. Em 2001, no diagnóstico da realidade, foram constatadas certas fragilidades no Projeto Pedagógico, tais como: fragmentação entre básico e clínico, visão biologicista, desarticulação entre teoria e prática, hierarquização das disciplinas, falta de articulação ensino/serviço/comunidade, falta de integração curricular no âmbito do ensino e seus reflexos no desenvolvimento da pesquisa e da extensão. Ficou então evidente a necessidade da Reestruturação Curricular do Curso, numa dimensão integrada e interdisciplinar, conforme o que preconiza Resolução n.º 03 de 07 de novembro de 2001, enquanto política educacional para a formação do Enfermeiro. Esse diagnóstico impulsionou a comunidade acadêmica a rever seu Projeto Pedagógico, visando melhorar a qualidade da formação do enfermeiro e o atendimento às necessidades de saúde da população. A adoção de metodologias inovadoras, pautadas na Pedagogia Problematizadora de Paulo Freire favoreceu a concretização de um novo modelo de ensinar e aprender, incorporado no currículo do curso a partir da compreensão do docente enquanto facilitador desse processo e da valorização do discente enquanto sujeito partícipe da sua formação e consciente de seu papel como agente transformador da realidade social. Esse modelo favorece a análise crítica-reflexiva dos problemas detectados na realidade e a busca de soluções através da ação dialógica e da construção do conhecimento. Em 2008 foi implantado o novo Projeto Pedagógico, acompanhado sistematicamente por uma avaliação processual com culminância em Fóruns de Avaliações no final de cada ano letivo, o que possibilitou equacionar as dificuldades encontradas gradativamente. O Projeto Pedagógico possui como pressupostos: a integração curricular e docente, a integração junto à comunidade em cenários reais desde as séries iniciais, e o fortalecimento da relação teoria/prática. Os resultados deste trabalho vêm contribuindo para a melhoria da qualidade da formação do enfermeiro e consequentemente para sua atuação no ensino, no serviço, na gestão e na assistência de forma crítica, reflexiva e humanizada, contribuindo assim para a consolidação as políticas de Saúde e Educação vigentes no país. Vale destacar a necessidade de maior envolvimento dos segmentos da Universidade afetos a esse processo de construção, bem como a necessidade de educação continuada junto à comunidade acadêmica do Curso.Palavras Chave: Educação e Saúde - Projeto Pedagógico - Currículo