Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Percepção dos profissionais da rede de saúde do município de Quaraí/RS no Projeto-Piloto de Vivência em Educação, Saúde e Cidadania com ênfase em Crack, Álcool e outras drogas
Fabiana Guterres da Silva, Mariana Mattia Correa, Fernanda Almeida Fettermann, Odete Messa Torres

Resumo


Os estágios de vivência surgiram entre outros fatores, da preocupação dos estudantes no que se refere ao estudo sobre Sistema Único de Saúde (SUS) durante a graduação, pois esses identificaram a necessidade de mudar a formação dos profissionais da área da saúde. O presente trabalho tem por finalidade apresentar os resultados obtidos da ficha avaliativa, preenchida por profissionais de saúde referente a atividade intitulada “Desafio da Saúde no Município de Quaraí”, durante a reunião geral da rede de saúde do Município, coordenada por acadêmicos de graduação da UNIPAMPA.Realizou-se no período de 24 de julho ao dia 3 de agosto de 2011 o Projeto-Piloto Estágio de Vivência em Educação, Saúde e Cidadania com ênfase em crack, álcool e outras drogas. Esse foi coordenado por um Técnico Desportivo e contou com a participação de 4 docentes e 8 discentes do Programa de Educação Tutorial – PET Saúde, vinculado ao Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva – PISC, da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Durante a vivência os acadêmicos realizaram um encontro com a rede de saúde do município que trabalham com a temática de drogadição. Na reunião estavam presentes 29 profissionais da saúde aos quais foram distribuídas fichas para cada convidado a fim de avaliar as atividades práticas dos discentes. Foram usados critérios de avaliação: (1) metodologia da atividade; (2) trabalho em equipe desenvolvido pelo grupo; (3) clareza na apresentação do projeto; (4) objetivos do projeto; e, (5) relevância do projeto para o município. Esses critérios foram avaliados numericamente, com a nota mínima 0 e nota máxima 10. Após análise e sistematização das fichas, fora evidenciado que os itens, (1) metodologia da atividade e (3) clareza na apresentação do projeto, obtiveram as notas inferiores aos demais itens, justificadas pelo pouco tempo disponível pelos acadêmicos para desenvolver a atividade. Além disso, fora apontada a falta de conhecimento dos participantes sobre os (4) objetivos do projeto, pois esses acreditavam que os acadêmicos iriam apontar as fraquezas dos serviços de saúde do município. Por fim, o critério (5) relevância do projeto apresentou maior adesão dos participantes justificando o retorno dos mesmos, como forma de mensuração dos objetivos a serem alcançados em médio e longo prazo. Após esse encontro observou-se a importância de uma discussão concreta com os profissionais que trabalham na rede de atenção do município, fazendo com que os mesmos reflitam sobre