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Percepção dos profissionais da rede de saúde do município de Quaraí/RS no Projeto-Piloto de Vivência em Educação, Saúde e Cidadania com ênfase em Crack, Álcool e outras drogas
Resumo
Os estágios de vivência surgiram entre outros fatores, da preocupação dos estudantes no que se refere ao estudo sobre Sistema Único de Saúde (SUS) durante a graduação, pois esses identificaram a necessidade de mudar a formação dos profissionais da área da saúde. O presente trabalho tem por finalidade apresentar os resultados obtidos da ficha avaliativa, preenchida por profissionais de saúde referente a atividade intitulada “Desafio da Saúde no Município de Quaraí”, durante a reunião geral da rede de saúde do Município, coordenada por acadêmicos de graduação da UNIPAMPA.Realizou-se no período de 24 de julho ao dia 3 de agosto de 2011 o Projeto-Piloto Estágio de Vivência em Educação, Saúde e Cidadania com ênfase em crack, álcool e outras drogas. Esse foi coordenado por um Técnico Desportivo e contou com a participação de 4 docentes e 8 discentes do Programa de Educação Tutorial – PET Saúde, vinculado ao Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva – PISC, da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Durante a vivência os acadêmicos realizaram um encontro com a rede de saúde do município que trabalham com a temática de drogadição. Na reunião estavam presentes 29 profissionais da saúde aos quais foram distribuídas fichas para cada convidado a fim de avaliar as atividades práticas dos discentes. Foram usados critérios de avaliação: (1) metodologia da atividade; (2) trabalho em equipe desenvolvido pelo grupo; (3) clareza na apresentação do projeto; (4) objetivos do projeto; e, (5) relevância do projeto para o município. Esses critérios foram avaliados numericamente, com a nota mínima 0 e nota máxima 10. Após análise e sistematização das fichas, fora evidenciado que os itens, (1) metodologia da atividade e (3) clareza na apresentação do projeto, obtiveram as notas inferiores aos demais itens, justificadas pelo pouco tempo disponível pelos acadêmicos para desenvolver a atividade. Além disso, fora apontada a falta de conhecimento dos participantes sobre os (4) objetivos do projeto, pois esses acreditavam que os acadêmicos iriam apontar as fraquezas dos serviços de saúde do município. Por fim, o critério (5) relevância do projeto apresentou maior adesão dos participantes justificando o retorno dos mesmos, como forma de mensuração dos objetivos a serem alcançados em médio e longo prazo. Após esse encontro observou-se a importância de uma discussão concreta com os profissionais que trabalham na rede de atenção do município, fazendo com que os mesmos reflitam sobre