Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PIBID CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UNAÍ: ELO FORMADOR DE PROFESSORES ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E UNIVERSIDADE
Cléa Márcia Pereira Câmara, Heloiza Navarro de Novaes

Resumo


Resumos de relatos e/ou sistematização de experiênciaEixo temático: Educação - Formação de Professores O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, é um investimento na valorização do profissional da educação por incentivar licenciandos a perfilhar a importância social dos docentes. Este relato de experiência relaciona as atividades desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID, a intervenção positiva na escola campo e evolução na formação dos futuros docentes. O subprojeto Ciências Biológicas-Unaí iniciou suas atividades em 2010 e tem como escola campo a Escola Municipal Dr. Israel Pinheiro – CAIC. Desde então se procura refletir e produzir conhecimento no âmbito da educação com a mudança dos profissionais que chegam à educação, a partir de estudos críticos e contínuos, tanto da parte burocrática do funcionamento da escola quanto de metodologias eficientes no processo ensino/aprendizagem, permitindo aos bolsistas ver a profissão como uma alternativa possível uma vez que os trabalhos realizados procuram a todo tempo inter-relacionar o que aprendido na universidade, sua aplicação e metodologia de ensino na educação básica e a avaliação de conhecimento dos apreendidos. Assim, o aluno é entendido como ser que precisa ser participante e principalmente acompanhado ao longo de tudo que é ensinado. Quando isso se especifica dentro do ensino de Ciências e Biologia este acompanhamento toma dimensões importantíssimas pois é dentro desse conteúdo que se pode fazer abordagem modificadoras proporcionando aos aluno a possibilidade de aprender também a enfrentar e prevenir diferentes adversidades, como por exemplo a conscientização no tema saúde, diretamente ligado à compreensão do corpo humano; a reprodução humana e seus desdobramentos na sexualidade; a preservação ambiental e o ensino dos biomas e biodiversidade, dentre outras. O programa resolveu o conflito dos acadêmicos entre seguir as áreas específicas do curso e a docência, predominante hoje. O coordenador e supervisor são tutores ensinando meios para que que quando profissionais acadêmicos remodelem a práxis com de projetos educacionais e pesquisas em educação. Sabe-se que não há manual para ensinar, mas as atividades do subprojeto mostram que o emprego de metodologias diversificadas e sensibilidade às proposições do aluno, são preciosos no processo ensino-aprendizagem.