Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA FEIRA DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Heloiza Navarro de Novaes, Cléa Márcia Pereira Câmara

Resumo


A educação consistente emerge da criação de oportunidades para que os alunos sejam sujeitos ativos na própria formação, assim, o ensino de ciências na educação básica deve servir de suporte para o início da mudança de postura, esperando mais do aluno e permitindo que ele seja participativo na própria formação. A dificuldade enfrentada pela maioria dos alunos do Ensino Médio na disciplina de Química pode ser reflexo de uma deficiência vinda da base introdutória dessa matéria apresentada dentro do conteúdo de Ciências do nono ano. Expor um experimento ou uma pesquisa através de uma feira proporciona aos alunos o envolvimento com atividades de organização, criação e elaboração de um material que contribuirá para o aprendizado próprio e da comunidade escolar, o que só vem a enriquecer a formação do estudante. Este trabalho exploratório-descritivo procurou relacionar o ambiente escolar, a implementação de uma Feira de Ciências e as concepções dos estudantes a respeito do conteúdo de Química no Ensino Fundamental, através de observação participante visando obter informações a respeito da configuração da aprendizagem desse conteúdo mediada por atividades prática. Objetivou especificamente explicar aos alunos como acontecem as reações químicas por meio de aulas práticas e expositivas, realizar em conjunto a montagem de experimentos que demonstrassem as evidências de reações para que fossem apresentadas na Feira de Ciências e refletir como a feira repercutiu na concepção dos alunos a respeito da Química e da disciplina de Ciências. Elaborou-se um questionário com quatro perguntas procurando entender quais concepções e considerações dos alunos tanto antes como depois, do acontecimento da Feira e do conteúdo ensinado. Por se tratar de estudantes em sua maior parte carentes, a realização do evento oportunizou a eles o contato com o conhecimento científico contribuindo para sua formação como cidadão. As interpretações obtidas a respeito da dinâmica encontrada na relação escolar buscaram a simplicidade como forma de correlacionar isso à postura dos alunos que além de sujeitos-objeto dessa pesquisa foram companheiros durante todo o decorrer da Feira. Sendo parte das atividades do PIBID, representou um importante contato para o acadêmico bolsista com a subjetividade existente na relação professor/aluno e de que maneira se desenvolve o processo de ensino aprendizagem numa perspectiva que lance mão de metodologias de ensino diversificadas.