Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PRÁXIS EDUCATIVAS PARA CRIANÇAS E PRÉ ADOLESCENTES EM ILHA DE MARÉ, MEDIANDO A PREVENÇÃO DE DOENÇAS E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Anny Karoliny das Chagas Bandeira, Isadora Anjos Zottoli, Alana Amanda Barreto, Mariza Silva Almeida

Resumo


Introdução: Partindo do pressuposto de que o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA preconiza que “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária” (Título I das Disposições preliminares, Art.4º), o grupo de Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem, em atendimento a demanda da comunidade, em integração com a Unidade Básica de Saúde, em Ilha de Maré, realizou a atividade com o objetivo de motivar o pensamento crítico e reflexivo das crianças em relação aos hábitos de higiene corporal, prevenção de verminoses e pediculose; contribuir para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, intelectuais, usando o prazer de aprender por meio de brincadeiras lúdicas relacionada aos temas.Metodologia: Trata-se de um relato de experiência com uma metodologia participativa e problematizadora, mediante atividades lúdicas, delimitadas de acordo com a faixa etária. A atividade foi desenvolvida em dois turnos matutino e vespertino, na Escola Nossa Senhora de Pádua localizada em Praia Grande, em Ilha de Maré, zona rural pertencente ao Município de Salvador/ Bahia e contou com a participação de uma média de 105 estudantes, das séries do maternal à 4ª série. Resultados e discussão: A atividade alcançou os objetivos esperados pelo grupo, tendo a participação ativa das crianças. Os jogos lúdicos foram executados de forma criativa, havendo a aderência e interesse do público alvo, com feedback positivo entre a equipe do PET, alunos e professoras de forma interativa.Uma dificuldade identificada foi a falta de equipamentos de som, mas com a ajuda das professoras, cantarolando junto ao grupo a atividade foi fascinante para as crianças e para o grupo. Conclusão: Os espaços de aprendizagem em Ilha de Maré se configuraram como importantes dispositivos que permitiram as crianças e pré adolescente da comunidade e os integrantes do PET um aprendizado enriquecedor sobre as temáticas abordadas. E mostrou a importância de atividades lúdicas como forma de estratégia de ensino, e no desenvolvimento de criatividade frente a abordagem de comunicação, ensino e aprendizagem de modo diferenciado.REFERÊNCIAS: http: //www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htmFREIRE, ANA MARIA ARAÚJO, A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo. Editora: UNESP, 2001