Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PREVENÇÃO DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS ENTRE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lorena Silveira Cardoso, Cíntia Lepaus Thomas, Marluce Miguel de Siqueira

Resumo


RESUMO Introdução: O uso de Substâncias Psicoativas (SPAs) tem sido detectado cada vez mais precoce entre escolares. Sabe-se que as SPAs interferem na elaboração do juízo de valor, tornando os indivíduos que as consomem, mais vulneráveis a situações de risco, por exemplo, os casos de violência sexual, gravidez indesejada na adolescência, contaminação por Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), HIV/AIDS, acidentes automobilísticos, entre outros. Realidade que vem sendo observada tanto no Brasil, quanto em outros países e que se configura como um grave problema de saúde pública. Objetivo: Promover ações preventivas ao uso de álcool e outras drogas junto aos escolares do Ensino Fundamental. Metodologia: O projeto esta sendo realizado em uma escola pública em Maruípe, Vitória-ES, de acordo com as seguintes etapas de implantação: sensibilização do gestor e aquisição da autorização para as atividades na escola; escolha e capacitação dos alunos que serão multiplicadores; aplicação de um pré e pós-teste auto-aplicável no primeiro e no último encontro da capacitação, para identificar o nível de conhecimento sobre as SPAs; e atuação desses multiplicadores desenvolvendo atividades que aprenderam na capacitação e que serão apresentadas para toda escola. Para análise e tabulação de dados será produzido um banco de dados no programa Microsoft Excel e utilizar-se-á a estatística descritiva com emprego da freqüência absoluta e percentual para análise das informações utilizando-se o pacote estatístico SPSS versão 17. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética do Centro de Ciências da Saúde da UFES bem como pelo Comitê da Prefeitura do Município de Vitória. A participação será voluntária após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinados pelos escolares e seus pais e/ou responsáveis. Conclusão: Com a realização deste projeto, foi possível auxiliar na prevenção o uso de SPAs por jovens e adolescentes, conscientizar os alunos sobre a importância de eles próprios serem protagonistas de suas vidas, sabendo fazer escolhas o que facilitou a integração entre a Universidade Federal e as comunidades populares. Palavras chaves: população de baixa renda; ensino fundamental; substâncias psicoativas. Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Projeto conexões de saberes. Disponível em: < http: //portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1850&catid=202>. Acesso em: 25 de fev 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde e prevenção nas escolas: guia para a formação de profissionais de saúde e educação. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 148 p. CARLINI, E. A. et al. I Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil: estudo envolvendo as 107 maiores cidades do País – 2001. São Paulo: Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID): UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, 2002.