Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PRÓ-SAÚDE: INDUTOR DE MUDANÇAS NA FORMAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE CURSOS NA ÁREA DA SAÚDE.
Barbara Morais Arantes, Vania Cristina Marcelo, Maria Goretti Queiroz

Resumo


Buscou-se analisar o papel do Pró-Saúde como estratégia indutora das mudanças curriculares e estruturais acontecidas na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG), a partir de 2006. Utilizou-se abordagem quanti e qualitativa. Foram realizadas análises de documentos gerados no processo de mudanças, entrevistas semi-estruturadas gravadas com discentes, docentes e técnicos da instituição e revisão bibliográfica. Os dados foram examinados por análise de conteúdo. Como resultados destacam-se: a importância dos mecanismos de financiamento do Pró-Saúde; o registro dos processos de mudança por intermédio de relatórios, artigos científicos e filmes; adequação de disciplinas e conteúdos; a mudança de enfoque em especialidades tradicionais para disciplinas integradoras; a ampliação dos cenários de práticas; adoção de estratégias participativas de ensino-aprendizagem; e elaboração de novo fluxo administrativo. Concluiu-se que a nova matriz curricular apresenta-se mais adequada às demandas das Diretrizes Curriculares Nacionais e aos objetivos do Programa de Reorientação da Formação em Saúde (Pró-Saúde) e que a efetivação da reforma administrativa é fator potencializador para a adequação às necessidades de mudanças, as quais foram possíveis pelo fato de a FO/UFG ter aderido ao Pró-Saúde e ter neste um forte apoio pedagógico e financeiro.