Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Percepção Acadêmica do Projeto Terapêutico Singular (PTS) na Unidade Básica Nova Esperança no Município de Campo Grande/MS
Aline Evelin Barbosa, Gisele Walter Silva, José Aparecido de Oliveira Melo, Karina Assano Umeki, Luane Escobar Alves, Suzi Rosa Miziara Barbosa, Laís Alves de Souza Bonilha, Sheila Insfran da Silva

Resumo


Caracterização do problema: Projeto Terapêutico Singular (PTS) consiste em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar e multiprofissional, com apoio matricial se necessário. É uma variação da discussão de “caso clínico”, portanto é uma reunião com toda a equipe onde as opiniões são importantes para ajudar a entender o Sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para definição de propostas de ações. Sendo assim, a disciplina “Saúde e Cidadania VIII” do curso de Fisioterapia da UFMS, se desenvolveu em diferentes cenários práticos, atuando em diversos níveis de atenção a saúde, em locais tais como: Centro de convivência do Idoso, Unidade Básica de Saúde Nova Esperança e Instituição de longa permanência para idoso.Descrição da experiência: Os acadêmicos ao longo da disciplina e através do PTS da UBS Nova Esperança, vivenciaram as reais necessidades de uma família, traçando metas e objetivos para realizar intervenções no âmbito de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em saúde, elaboradas a partir de aulas teóricas dialogadas, discussões do caso e rodas de conversa.Efeitos Alcançados: A inserção dos acadêmicos ao PTS no decorrer da disciplina de Saúde e Cidadania VIII propiciou a conquista de novas experiências, fortalecendo o conhecimento teórico-prático adquirido durante a graduação, estabelecendo vínculo com a família atendida, proporcionando assim, aos futuros profissionais de saúde, uma visão mais holística e reflexiva ante as necessidades de cada indivíduo ou família. Também se observou as diversas dificuldades de funcionamento do PTS dentro de uma UBS, gerando aos alunos a capacidade de trabalhar e vencer os obstáculos impostos pelos “tramites legais e/ou profissionais” encontrados. Por fim, evidenciou-se que o PTS é um importante instrumento que deve ser utilizado a fim de melhorar as condições de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde e gerar resolutividade na atenção primária.Recomendações: A importância da vivência dos acadêmicos com a população nos diferentes cenários pôde integrar disciplinas e propiciar experiências através da prática. Para isto dá- se relevância do aprendizado a campo, o qual contempla novas formas de aprender e fazer, enriquecendo o conhecimento adquirido no decorrer da graduação.