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Percepção Acadêmica do Projeto Terapêutico Singular (PTS) na Unidade Básica Nova Esperança no Município de Campo Grande/MS
Resumo
Caracterização do problema: Projeto Terapêutico Singular (PTS) consiste em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar e multiprofissional, com apoio matricial se necessário. É uma variação da discussão de “caso clínico”, portanto é uma reunião com toda a equipe onde as opiniões são importantes para ajudar a entender o Sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para definição de propostas de ações. Sendo assim, a disciplina “Saúde e Cidadania VIII” do curso de Fisioterapia da UFMS, se desenvolveu em diferentes cenários práticos, atuando em diversos níveis de atenção a saúde, em locais tais como: Centro de convivência do Idoso, Unidade Básica de Saúde Nova Esperança e Instituição de longa permanência para idoso.Descrição da experiência: Os acadêmicos ao longo da disciplina e através do PTS da UBS Nova Esperança, vivenciaram as reais necessidades de uma família, traçando metas e objetivos para realizar intervenções no âmbito de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em saúde, elaboradas a partir de aulas teóricas dialogadas, discussões do caso e rodas de conversa.Efeitos Alcançados: A inserção dos acadêmicos ao PTS no decorrer da disciplina de Saúde e Cidadania VIII propiciou a conquista de novas experiências, fortalecendo o conhecimento teórico-prático adquirido durante a graduação, estabelecendo vínculo com a família atendida, proporcionando assim, aos futuros profissionais de saúde, uma visão mais holística e reflexiva ante as necessidades de cada indivíduo ou família. Também se observou as diversas dificuldades de funcionamento do PTS dentro de uma UBS, gerando aos alunos a capacidade de trabalhar e vencer os obstáculos impostos pelos “tramites legais e/ou profissionais” encontrados. Por fim, evidenciou-se que o PTS é um importante instrumento que deve ser utilizado a fim de melhorar as condições de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde e gerar resolutividade na atenção primária.Recomendações: A importância da vivência dos acadêmicos com a população nos diferentes cenários pôde integrar disciplinas e propiciar experiências através da prática. Para isto dá- se relevância do aprendizado a campo, o qual contempla novas formas de aprender e fazer, enriquecendo o conhecimento adquirido no decorrer da graduação.