Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: avaliação das atividades desenvolvidas pelos projetos PET na Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu - Divinópolis.
Eduardo Sergio Silva, Denise Alves Guimarães, Heloiza Maria de Siqueira Rennó, Clareci Silva Cardoso, Virgínia Junqueira Oliveira

Resumo


Introdução: A UFSJ enfatiza a formação dos estudantes de medicina, enfermagem e farmácia para o atendimento às necessidades sociais de saúde do indivíduo, família e comunidade nos diferentes níveis de atenção. Os cursos visam a inserção do estudante desde o início da graduação na realidade social e de saúde do município, indo de encontro aos objetivos das propostas do PET Saúde da Família. As propostas articulam ensino, pesquisa e extensão e proporcionam aos estudantes oportunidades de vivenciar um cuidado integral às crianças, gestantes, puérperas e seus familiares através das atividades desenvolvidas. O presente estudo teve como objetivo principal avaliar as atividades propostas e desenvolvidas pelos dois grupos PET Saúde da Família em desenvolvimento na UFSJ/CCO, considerando-se os diferentes atores envolvidos: estudantes, tutores e preceptores. De forma específica, buscou-se avaliar: a relação dos estudantes e preceptores com os tutores; a relação dos estudantes com os preceptores e o desempenho e envolvimento dos tutores, preceptores e alunos com as atividades desenvolvidas. Método: Foi desenvolvido estudo avaliativo a partir da aplicação de questionários estruturados considerando-se todos os estudantes (50), preceptores (12) e tutores (02) envolvidos nas propostas. Resultados: A avaliação contou com a participação de 75% dos participantes, e o não comparecimento (25%) foi relacionado aos não bolsistas. Os estudantes avaliaram que os tutores fizeram apresentação clara do plano de trabalho (75%), embora apenas 45% acredita que eles estejam desenvolvendo-o de forma satisfatória. Os tutores têm participado de encontros regulares com os grupos (72%) e possuem boa comunicação com os membros (68%). Pela avaliação dos estudantes sobre os preceptores, mais de 80% avaliaram a participação dos preceptores nas atividades de campo como satisfatória. Os estudantes avaliaram que os preceptores têm conduzido reuniões periódicas com os grupos (56%) e conduzido a orientação técnica dos trabalhos de modo satisfatório (64%). Pela avaliação dos tutores, os preceptores têm desenvolvido o plano de trabalho proposto e acompanhado as atividades de campo de forma satisfatória. Têm apresentado capacidade e iniciativa para resolução de problemas cotidianos e mantido boa comunicação com os grupos e com os tutores. Têm participado ou conduzido reuniões periódicas com os grupos e orientação técnica específica. Pela avaliação dos tutores sobre os estudantes, mais de 75% dos estudantes têm apresentado interesse pelas atividades propostas; de 50% a 74% têm apresentado assiduidade nas atividades programadas e mais de 50% dos têm participado efetivamente nas atividades programadas e na execução de atividades científicas. Entre 25% a 74% dos estudantes têm apresentado disponibilidade para todas as atividades previstas. Pela avaliação dos preceptores, os tutores fizeram apresentação clara e objetiva do plano de trabalho (83,33%), e aproximadamente 70% acreditam que eles estejam desenvolvendo-o de forma satisfatória. Os tutores têm participado de encontros regulares com as equipes (83,33%), mantêm boa comunicação com os grupos (83,33%) e com os preceptores (75%). Pela avaliação dos preceptores sobre os estudantes, cerca de 60% dos preceptores avaliaram que os estudantes têm apresentado interesse pelas atividades propostas. 16% avaliaram que os estudantes têm assiduidade nas atividades programadas e 25% avaliaram que os estudantes têm participado efetivamente destas atividades. Aproximadamente 30% dos preceptores avaliaram que os estudantes têm disponibilidade para todas as atividades previstas.