Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: Experiências de acadêmicos de Enfermagem
Gabriela Seimetz, Ana Paula Dias, Érica Rosa da Silva Zanini, Franciele Foschiera Camboin, Linamari Ferreira, Abenilde Silmara de Mello

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto subsidiado pela Capes (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior), em que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) foi contemplada abrangendo cursos de licenciatura dos cinco campi. O subprojeto PIBID da enfermagem teve seu início no mês de julho do presente ano e atua em duas escolas públicas situadas em uma cidade da região oeste de Paraná. Participam quatorze acadêmico de enfermagem, uma professora coordenadora do subprojeto e um professor supervisor de cada escola de atuação. Na escola profissionalizante são desenvolvidas atividades com os alunos do curso de técnico em enfermagem, enquanto que na escola de ensino fundamental as atividades acontecem em conjunto com o professor de ciências nas sétimas e oitavas séries com os conteúdos da saúde contemplados na matriz curricular. Objetivo-se relatar as experiências exitosas vivenciadas por acadêmicos de enfermagem do PIBID no período de julho a dezembro de 2011. Na escola de ensino fundamental iniciou-se com observação das aulas de ciências, posteriormente os alunos do ensino fundamental visitaram as dependências da UNIOESTE conhecendo os cursos oferecidos e participando de aula expositiva no laboratório de anatomia humana. Os pibidianos participaram da feira de ciências da escola, trabalhando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Quanto às atividades realizadas na escola de ensino profissionalizante foi realizado observação, co-participação e regência na disciplina de Vigilância em saúde. Foi observado os métodos de ensino-aprendizagem e a interação professor-aluno em sala de aula. Utilizou-se como método de ensino artigos científicos, buscando levar aos estudantes, de nível técnico, conhecimento atualizado e confiável sobre assuntos relacionados a saúde. A escola realizou feira de exposição destinada a tornar público o que a escola desenvolve e os cursos oferecidos, houve participação dos pibidianos expondo sobre o tabagismo e seus efeitos, utilizando como método o uso de material lúdico. Acredita-se que a presença do licenciando em enfermagem no ambiente escolar possibilita a articulação da prática educativa na formação do enfermeiro, tornado possível a troca de competências e habilidades com os professores da educação básica nos assuntos ou temas relacionados a área da saúde que permeiam a formação do cidadão. 1Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE. Integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E-mail: santana_anadias@hotmail.com 2Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE. Integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E-mail: ericazanini92@hotmail.com 3Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE. Integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. E-mail: gabrielaseimetz@hotmail.com 4Docente da disciplina de Prática de Ensino II da UNIOESTE, e coordenadora do subprojeto de Enfermagem do PIBID. E-mail: smfran@certto.com.br. 5Docente do curso de Técnico de enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP). E-mail: Linamari_25@hotmail.com 6Docente do curso de Técnico de enfermagem do Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli. E-mail: abenildes@hotmail.com