Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Projeto para Educação Permanente CEA/HECC
Simone Oliveira Paixão, Maria de Lourdes Fernandes, Monique Wisnescky Correa

Resumo


Resumo Considerando a necessidade de programar ação interventora relevante no processo educação permanente da unidade hospitalar Estadual Carlos Chagas e a diversidade de categorias profissionais atuando em uma unidade hospitalar, não nos permite de imediato atingir todas as categorias em um só projeto, ficando desta forma nosso foco no grupo de maior abrangência de atuação junto ao usuário, assim, começaremos com o grupo de enfermagem. Para isto, foi necessário articular diagnóstico da unidade, referente à realidade que envolve o funcionário, conhecendo cada setor, promovendo a melhora da organização administrativa do CEA, instituindo parcerias para melhorar o processo de educação permanente. Optamos então por desenvolver projeto com a ajuda e participação dos servidores da unidade, uma vez que observamos que o servidor muitas vezes é possuidor de produção científica relevante que não é aproveitada no processo de educação permanente na unidade hospitalar. Este projeto dividiu-se em linhas de trabalho: Reestruturação do espaço físico, Organização da regularização junto ao CEA/HECC/SES dos alunos em campo de prática nesta unidade, Organização do fluxo de alunos/escola/CEA/campo prático, O diagnóstico da unidade, pertinente às necessidades de aperfeiçoamento e capacitação do grupo de enfermagem. A capacitação do grupo de técnicos de enfermagem e auxiliares através de cursos certificados, promovidos pelas instituições de ensino dentro da unidade sem ônus para o servidor, treinamento em serviço, levando ao campo da prática a teoria, ampliação do acervo da biblioteca atual e o levantamento das necessidades para a implantação da biblioteca virtual, na tentativa de atender as exigências para a certificação de hospital de ensino são dispositivos que utilizaremos na reestruturação da educação permanente na unidade. O nosso maior desafio é fazer com que as atividades do centro de estudos passem a ter maior freqüência de servidores, apesar dos eventos deste período estar sempre com auditório com muitos ouvintes, a grande maioria é ainda de estudantes, a comunidade hospitalar tem pouca participação efetiva nestes eventos. Percebemos que o interesse em atividades para atualização e aperfeiçoamento do servidor esbarra nas questões que envolvem desde as condições de trabalho até as questões salariais, conforme fica evidente nos questionamentos relatados na pesquisa onde os entrevistados fomentam temas como: aumento salarial, melhorias nas condições de trabalho, melhor carga horária, que embora não fosse alvo de nossa pesquisa ainda assim, relatamos. Este não é um projeto concluído, uma vez que acreditamos que educação é um processo contínuo e permanente, o levantamento das atuais necessidades nos dá somente um ponto de partida que em virtude das diversas mudanças nos quadros políticos tanto na área educacional quanto na área da saúde refletem em constantes alterações nos quadros funcionais das redes públicas, levando a acreditar que o processo de educação e capacitação para o servidor é sempre insuficiente não alcançando os objetivos propostos, porém este trabalho evidência que podemos reverter esta realidade através do esforço continuo qualificando a assistência de enfermagem. Palavra-chave: Educação, Centro de Estudos, Enfermagemobjetivo geral: Articular diagnóstico da unidade, referente à realidade que envolve o funcionário, conhecendo cada setor, promovendo a melhora da organização administrativa do CEA, instituindo parcerias para melhorar o processo de educação permanente.Objetivos específicos: Promover levantamento das necessidades educativas em cada setor da unidade hospitalar;Programar ações de atenção especializada para intervir no processo de capacitação, especialização e atualização dos profissionais da unidade hospitalar;Capacitar à equipe atual para melhor acompanhar as mudanças inerentes ao desenvolvimento atual da unidade;Adequar a unidade para a certificação de hospital de ensino;Democratizar a informação, facilitando o EAD e ao estudante que trabalha em tempo integral;A participação do servidor no processo de educação permanente da unidade. Metodologia: Esta será uma pesquisa descritiva intervencionista tem como objetivo correlacionar as variáveis educacionais definindo a natureza da intervenção educativa em cada setor dentro da unidade hospitalar e interpor-se na realidade estudada para modifica-la resolvendo efetiva e participativamente. conclusão: Educação é um processo social dinâmico onde se organizam e reorganizam experiências, portanto este não é um projeto concluído, uma vez que acreditamos que educação é um processo contínuo e permanente, o levantamento das atuais necessidades nos dá somente um ponto de partida a participação ativa das instituições de ensino que utilizam a unidade como campo para a prática dos seus discentes tanto de nível superior quanto os de nível médio é de fundamental importância, é o que nos tem possibilitado programar os nossos objetivos. As diversas mudanças nos quadros políticos tanto educacionais quanto na área da saúde que refletem em constantes alterações nos quadros funcionais nas redes públicas, nos faz acreditar que o processo de educação e capacitação para o servidor é sempre insuficiente não alcançando os objetivos propostos, podemos acrescentar a desvalorização do trabalhador de saúde, a insatisfação salarial, os baixos investimentos em processos de educação em saúde e a carga horária excessiva a que o profissional se obriga a cumprir visto as necessidades de manutenção pessoal, são fatores que dificultam a presença do servidor, que embora entenda que precisa se atualizar não se encontra disposto, a isto, não somente quanto ao conhecimento técnico, mas também quanto a sua conduta, postura e comprometimento frente às atuais mudanças em gestão de saúde.Nossa pesquisa levanta necessidades básicas a serem revistas solicitadas pelos coordenadores, tais como: lavagem das mãos, balanço hídrico, uso do capote, aspiração de V.A.S, administração de medicamentos para o nível médio. Sendo importante notificar a necessidade em todos os setores da unidade relacionadas a liderança e gerência para os enfermeiros, este fato nos surpreendeu visto que a média dos nossos enfermeiros é jovem.Sendo esta pesquisa um modelo interventor, muitos dos treinamentos solicitados já estão sendo realizados diretamente em cada setor. Esta metodologia se mostrou mais eficaz que reunir a equipe em dias pré determinados, mostrou-se de extrema importância o levantamento dos dados junto aos coordenadores de setores possibilitando o melhor aproveitamento dos treinamentos focados inicialmente nas necessidades de cada setor. A parceria entre o CEA/HECC e as instituições de ensino, ajudou na intervenção imediata, sendo através deste vinculo possível à capacitação e treinamento em serviço para setores específicos como o CTI e Centro Cirúrgico.A divulgação do CEA/HECC dentro da própria unidade, das atividades deste setor e principalmente o convite ao servidor para participar efetivamente neste processo de aprendizagem, aperfeiçoamento é o que está tornando esta nova proposta de gestão educativa possível. O nosso maior desafio é fazer com que as atividades extras do centro de estudos, fora o treinamento em serviço que se passa nos setores, passem a ter maior freqüência de servidores, apesar dos eventos deste período estar sempre com auditório com muitos ouvintes, a grande maioria é ainda de estudantes, a comunidade hospitalar tem pouca participação efetiva nestes eventos, perdendo por assim dizer, bons temas para atualização.O CEA/HECC em parceria com os servidores que possuem especialização na área de educação tem como projeto em andamento para o 1º semestre de 2012, curso de especialização para nível médio em emergência e CTI . Visto a necessidade de capacitar o profissional que desenvolve suas tarefas nestes setores, na tentativa de resgatar e aproximar a prática da técnica e atualizar o servidor visando o melhor cuidar do usuário e para que este possa acompanhar o desenvolvimento da unidade. Bibliografia: BORDENAVE, Juan Dias. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Petrópolis: Vozes , 1998.BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. 4ª ed., Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.CANDAU, Vera Maria (org.). Rumo à Nova Didática. 10ª ed., Petrópolis: Vozes, 1999.GANDIN, Danilo e GANDIN, Luiz Armando. Temas para o Projeto Político Pedagógico. Petrópolis: Vozes, 1999.