Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Promovendo Educação em Saúde com Fantoches
Vinicius Alexandre Oliveira, Christiane Cardoso do Nascimento, Luana Gabrielle de França Ferreira, Érica Diana do Nascimento, Laís Carvalho de Sá, Valéria Raquel Barbosa

Resumo


INTRODUÇÃO: A Educação em saúde, importante estratégia de trabalho, em Saúde da Família, com crianças, tem o potencial de oportunizar a fixação do autocuidado, no processo de crescimento, a partir das idades mais precoces. Aumenta as possibilidades dos sujeitos tornarem-se, quando adultos, detentores de mais empoderamento, acerca da manutenção dos seus estados de saúde, com maior consciência crítica e conhecimento sobre as questões de saúde. OBJETIVO: Sensibilizar de forma lúdica as crianças do bairro Vila bandeirantes sobre aspectos importantes da realidade. MÉTODO: A equipe multiprofissional de Residentes em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC), da Universidade Estadual do Piauí, nos meses de outubro a dezembro de 2010, realizou uma série de atividades educativas em saúde, em creche comunitária situada no território de adscrição da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Bandeirantes, na zona leste de Teresina-Piauí. As crianças assistidas no local possuem de 03 a 06 anos, são residentes no território e vivem em situação de vulnerabilidade social. As práticas educativas acontecerem semanalmente, contado com a presença de membros da Equipe de Saúde da Família (EqSF), oportunizando ainda, maior contato desta, com a comunidade. A opção por trabalhar com o Teatro de Fantoches oportunizou maior integração equipe de saúde-usuário, além de, aproximar equipe da RMSFC e Equipe de Saúde da Família. Em cada encontro, após a dramatização, efetuava-se processo avaliativo para averiguar o entendimento e a assimilação das informações pelas crianças, através de: desenho, música, rodas de conversas, oficinas vivenciais e de artes. RESULTADOS: O Teatro de Fantoches auxiliou na problematização de informações; favoreceu a criação e o fortalecimento de vínculo entre EqSF, Residentes e crianças; oportunizou às crianças ampliarem conhecimentos sobre saúde, de acordo com seu nível de entendimento. CONCLUSÕES: O lúdico, através do Teatro de Fantoches, concorre diretamente para o aprendizado das crianças. Logo, promover sistemáticas ações educativas em saúde para crianças possibilita despertar esses sujeitos para a cultura da auto-responsabilização pelo cuidado com a saúde e adoção de estilos de vida saudáveis