Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REGISTROS DE ENFERMAGEM: UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONTROLE
Ester Mendes Silva, Regina Pedroso Talim, Karla Rona da Silva

Resumo


INTRODUÇÃO A importância dos registros de enfermagem se relaciona diretamente à assistência prestada, quanto à continuidade e visibilidade do trabalho da enfermagem e ao respaldo legal que representa para os enfermeiros. Os registros retratam a qualidade do atendimento de enfermagem, refletem o grau de preparo dos profissionais e favorecem a continuidade do trabalho, deve ser concreto, objetivo e descritivo onde o uso de deduções não é aceitável.OBJETIVOS Identificar a percepção dos membros da equipe de enfermagem na importância dos registros e o conhecimento das legislações e do código de ética dos profissionais de enfermagem.METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa de estudo exploratório realizado no Hospital Escola do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix de Belo Horizonte no período de agosto a novembro de 2010. Foi elaborada e apresentada uma cartilha educativa com o tema proposto aos profissionais do serviço de enfermagem do hospital. RESULTADOS E DISCUSSÃO A cartilha foi apresentada a vinte e dois profissionais de enfermagem, que demonstraram interesse em esclarecer dúvidas quanto ao processo de registro de enfermagem como um instrumento valorativo para manter uma assistência de qualidade. Percebemos o quanto, a educação permanente e continuada como rotina de um hospital para os profissionais do serviço é de fundamental importância para a qualificação de seus processos. CONSIDERAÇÕES FINAIS A padronização dos registros de enfermagem é necessária, visto que existem falhas no que se refere a adequações gramaticais da linguagem formal, exatidão, brevidade, legibilidade, identificação e terminologia técnica. A documentação e o relato de qualidade são necessários para garantir o cuidado eficiente e individualizado do cliente. Portanto, um registro - completo, concreto, atual, exato e organizado, é um facilitador do trabalho em equipe sendo de interesse de todos os profissionais, que os resultados esperados sejam alcançados com sucesso, ao que se refere as necessidades do cliente.