Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Relato de Experiência: Inovando Mecanismos de Avaliação Discente utilizando Vídeos na Graduação em Odontologia
Monique da Costa Sandin Bartole, Daniela Chaves Coelho Pires, Cristiane Gomes, Walmir Junio de Pinho Reis Rodrigues

Resumo


Repensar o modelo de formação dos cursos da área da saúde, para assegurar uma abordagem do cuidado integral dos indivíduos e da sociedade e aproximar a educação e formação de trabalhadores da saúde à realidade no país, tornou-se preponderante reconfigurar as práticas de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, esse trabalho é um relato da experiência de um dos processos de avaliação adotados pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos, no curso de graduação de Odontologia, no módulo de Integração Ensino-Trabalho-Cidadania (IETC). Ao adotar a Problematização como uma das metodologias na condução do processo da construção de competências e habilidades, tendo como pressupostos norteadores o apromoramento da análise e reflexão da realidade precebida, o desenvolvimento da humanização da prática, para então, transformá-la, um grupo de professores optou como instrumento de avaliação a elaboração de vídeos. Tal construção se dá por estudantes orientados pelos professores da IETC ao longo do período letivo. Para apoio, são utilizados relatos diários das práticas, seminários (consolidação do conteúdo teórico), vídeos e fotos (autorizados e submetidos ao comitê de ética em pesquisa), sendo exigido suporte bibliográfico. São avaliadas a correlação prática, a relevância social e a temática desenvolvida no período; depoimentos, críticas e sugestões feitas pelo grupo. A concatenação das ideias e os respectivos relatos de aprendizagem são apresentados pelos estudantes a todas as turmas de IETC visando transversalizar e enriquecer a formação acadêmica. Como resultado, percebemos que os acadêmicos, através de sua própria ótica, apresentam um recorte da realidade por eles vivenciada. Ainda, por utilizarem uma ferramenta de comunicação dinâmica, eles podem se perceber como reais atores de transformação da realidade. Como desafios a serem transpostos, temos a adesão dos estudantes mais acanhados e pouco afeitos à tecnologia. Outro aspecto a ser superado é a “pressa” na elaboração que por algumas vezes acaba por empobrecer o vídeo. Podemos concluir que, apesar dos desafios impostos (quase inerentes ao ato avaliativo), a elaboração de vídeos pelos acadêmicos os leva a refletirem sobre suas práticas, desenvolvendo além das competências e habilidades técnicas e profissionais, inerentes ao cirurgião dentista, outras tantas que os humanizam, refletindo o seu agir. Assim, esse novo instrumento de avaliação é mais dinâmico e inclusivo no crescimento e acompanhamento acadêmico e docente.