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PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE NO SERVIÇO AMBULATORIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM HOSPITAL DE ENSINO NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS
Resumo
Em 2011, tendo em vista as necessidades apreendidas no serviço ambulatorial de uma hospital de ensino na cidade de Porto Alegre e a fragilidade do sistema em relação a fragmentação da atenção à saúde do usuário,com intuito de repensar o processo de trabalho para construção e transformação das práticas em saúde para melhor qualificar a atenção à saúde das pessoas, pensou-se em realizar uma oficina de capacitação para os profissionais que atuam no ambulatório de especialidades, proporcionando reflexão sobre o sentido do conhecimento para aprimoramento do cuidado pautado nas necessidades em saúde das pessoas em sua totalidade. A partir da problemática emergente, pensou-se estrategicamente em compor uma metodologia para sensibilizar os trabalhadores e estabelecer uma reflexão sobre o processo de trabalho em saúde no serviço ambulatorial,participaram 30 trabalhadores do serviço ambulatorial de profissões distintas. Optou-se por apresentação expositiva de conteúdos e momentos de diálogos, motivados por questões problematizadoras sobre o cotidiano do trabalho dos profissionais, compondo o método com exposição de casos e situações vivenciadas com os usuários. A experiência da oficina trouxe aos mediadores da atividade a certeza que a finalidade do trabalho em saúde envolve a realidade dos seres humanos em espaços relacionais, sentimentos e cognições. Foi possível compreeender que no trabalho em saúde há limites e possibilidades na forma de objetivar o conhecimento. Com relação aos profissionais participantes, os mesmos relataram a dificuldade em serem resolutivos no serviço ambulatorial, colocam que as ações são condicionadas pela pressão da demanda e pelo tempo escasso para atendimentos dos usuários, dificultando as relações da equipe e do profissional com o usuário.O trabalho torna-se prescritivo,pautado nas normas institucionais, prejudicando a co-responsabilização dos profissionais em torno dos problemas dos usuários. Pode-se compreender que os profissionais sentiram-se beneficiados pela oferta do espaço de reflexão,pela oportunidade em trazer para oficina suas experiências e compartilhar com outros colegas os fatos do cotidiano. O efeito positivo tornou-se evidente quando os profissionais presentes compreenderam que as responsabilidades devem ser compartilhadas independente da formação acadêmica ou atuação profissional. Ficou sugerido a recomendação para sistematização dos encontros, devendo ser pauta para os gestores do serviço em 2012. As sugestões do grupo de trabalhadores, fortalece a idéia da necessidade para desenvolvimento da educação permanente para discussão do cotidiano do trabalho, imprescindível para rever práticas e torná-las positivas no serviço ambulatorial.