Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Residência Integrada Multiprofissional em Saúde em um Hospital Universitário do Rio de Janeiro: a enfermagem trabalhando com a interdisciplinaridade.
Carolina Alves Felippe, Kelly Cristina Marques, Denise da Hora, Flávia Silva Souza, Emilene Abdala

Resumo


Trata-se de um relato de experiência dos profissionais de Enfermagem, Nutrição e Serviço Social do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde promovido pelo Ministério da Saúde junto ao Ministério da Educação com vistas a atender a formação de profissionais baseado na integralidade, um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde. Dividido em áreas de acordo com o Conselho Nacional de Saúde que ratifica a importância da ação interdisciplinar a concepção de saúde e a integralidade da atenção. Objetivos: Relatar a experiência das enfermeiras, uma nutricionista e uma assistente social na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Desenvolver uma das competências de acordo com o núcleo de saber e prática da área profissional nos diferentes campos de saberes e práticas, previstos no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de análise situacional. A população de estudo é composta por seis enfermeiras, uma nutricionista e uma assistente social que estão vinculadas a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possuem como local de prática de um Hospital Universitário de Rio de Janeiro cujos níveis de atenção são de baixa, média e alta complexidade. Contempla-se também de carga horária teórica desenvolvida na universidade. No primeiro momento, os residentes foram introduzidos no complexo hospitalar universitário cuja ênfase é na atenção de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde. As Políticas Públicas que norteiam este sistema foram abordadas a fim de integrar a importância de se desenvolver a visão das diversas profissões que fazem parte do programa. No segundo momento, os residentes foram incluídos na proposta pedagógica baseada na problematização, a luz da concepção teórica de Paulo Freire. Os residentes foram alocados em diferentes setores do hospital com esta abordagem. A enfermeira atuou com a nutricionista e a assistente social na elaboração de treinamentos contínuos dos profissionais de enfermagem das diferentes unidades de internação. No final do primeiro ano todas já estavam atuando em suas áreas de ênfase, entretanto, sem a abordagem multiprofissional. Conclusão: Os profissionais da área da saúde estão diante da constante necessidade de qualificação, pautada nos princípios de integralidade, universalidade descentralização, equidade, regionalização e hierarquização. Além disso, a prática da enfermagem deve sempre estar associada à ciência em prol do desenvolvimento de ações efetivas que visam prevenção, proteção e reabilitação dos usuários. No entanto, esta necessidade é continua no sistema atual do hospital e a residência vem trazer um suporte significativo neste processo de qualificação profissional com a finalidade de atender grande parte dos profissionais com uma abordagem multiprofissional. Imicialmente, encontrou-se muita resistência nos diferentes setores por se tratar de uma prática de inserção multiprofissional inovadora e incomum dentro do ambiente hospitalar. Ao final deste primeiro ano pode se perceber uma abordagem positiva dos profissionais para com os residentes sobre as aulas que foram ministradas e relatam que as mesmas deveriam continuar a acontecer, mesmo que não seja pelos residentes multiprofissionais. As mudanças no setor de educação continuada do hospital influenciou diretamente neste processo .