Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Resumo do projeto de extensão Saúde é Brincadeira
Sylvia Alves Cibreiros, Bárbara Vilela Nazário da Silva, Laís Paiva, Fernanda Salvatore, Fabiane Amaro, Ana Carolina Pereira, Mariana Barci, Elysa Martins, Sara Campos

Resumo


Saúde é brincadeira é um projeto de extensão universitária coordenado pelo departamento de enfermagem materno infantil da faculdade de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A proposta visa à utilização do brincar, como forma de comunicação e mediação para as práticas educativas junto às crianças atendidas no ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/ UERJ), com a inserção do aluno de graduação de enfermagem. Sua criação e implantação tiveram como objetivos a necessidade de estabelecer estratégias para educação para saúde junto à clientela pediátrica; possibilitar ao acadêmico de enfermagem a atuar como agente promotor de saúde e desenvolver práticas educativas junto à criança através da linguagem lúdica como a utilização de desenhos, teatro de fantoches, dramatizações, dentre outros; planejar e elaborar estratégias lúdicas de acordo com a fase de desenvolvimento cognitivo da criança e promover o desenvolvimento de conceitos sobre saúde e cidadania por intermédio de abordagens lúdicas. Como metodologia de desenvolvimento das ações e avaliação das mesmas; há reuniões com o grupo de trabalho para a discussão e seleção de temas relevantes para as práticas educativas e planejamento da estratégia lúdica mais adequada para a temática e à faixa etária das crianças; reuniões para elaboração do material lúdico a ser utilizado na prática educativa; e desenvolvimento efetivo das ações através das estratégias previamente elaboradas, no cenário de implantação do projeto, junto à crianças. O brincar é uma atividade séria na infância. O uso do brincar possibilita a comunicação inteligível com a criança, posto ser uma linguagem infantil por excelência; além de propiciar entretenimento e alegria dentro do hospital. Portanto, o brincar traduz-se como uma estratégia de abordagem adequada à clientela infantil, no que tange a educação para saúde, já que valoriza a criança enquanto cidadã; sujeito das ações de saúde; e favorece a transformação do espaço hospitalar em lugar de tratamento de morbidades e recuperação da saúde, mas também de construção de conceitos e hábitos de saúde, visando uma melhor qualidade de vida para a população infantil.