Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Uso de álcool e drogas na adolescência: a utilização do lúdico para reflexões e discussões na enfermagem
Jamille Galil Toledo, Naiara Silva Eiras, Iêda Maria Ávila Vargas Dias, Marli Salvador, Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Bárbara Vargas de Oliveira, Quenfins Almeida Vieira Bisaggio, Akília Aparecida do Nascimento, Rafael Augusto Gedeão, Mônica Souza Santos, Isabela Caruso Cavalcanti

Resumo


O estudo de natureza qualitativa consiste num artigo científico, cujos objetivos foram descrever a efetividade da utilização de um instrumento lúdico criado para subsidiar atividades de educação em saúde, realizado no Projeto Adolescer: a enfermagem educando e promovendo saúde e discutir o uso de álcool e drogas na adolescência. Por acreditar que o lúdico é a forma mais efetiva de estabelecer contato com o adolescente é que nos propomos realizar uma prática de atenção primária utilizando este recurso. Várias intervenções foram feitas com os adolescentes, sendo em algumas, utilizado o jogo de tabuleiro que aborda práticas saudáveis e comportamento de risco a partir de situações corriqueiras do adolescente. Através da observação participante e da técnica de grupo focal, os dados foram coletados, sua análise permitiu a construção de três categorias: a opinião dos adolescentes sobre os motivos dos jovens iniciarem o uso de drogas e álcool precocemente; relatos de experiências dos adolescentes ao usarem substâncias lícitas e ou ilícitas; a preferência dos adolescentes sobre o tema ‘Álcool e Drogas’ e seu aprendizado sobre eles – Jogando o jogo ADOLESCER. A conclusão mostra que o jogo aponta como uma possibilidade de estabelecer comunicação efetiva com o adolescente, permitindo que os temas transversais da adolescência permeiem as iniciativas de educação em saúde desse grupo populacional.