Tamanho da fonte:
Uso de álcool e drogas na adolescência: a utilização do lúdico para reflexões e discussões na enfermagem
Resumo
O estudo de natureza qualitativa consiste num artigo científico, cujos objetivos foram descrever a efetividade da utilização de um instrumento lúdico criado para subsidiar atividades de educação em saúde, realizado no Projeto Adolescer: a enfermagem educando e promovendo saúde e discutir o uso de álcool e drogas na adolescência. Por acreditar que o lúdico é a forma mais efetiva de estabelecer contato com o adolescente é que nos propomos realizar uma prática de atenção primária utilizando este recurso. Várias intervenções foram feitas com os adolescentes, sendo em algumas, utilizado o jogo de tabuleiro que aborda práticas saudáveis e comportamento de risco a partir de situações corriqueiras do adolescente. Através da observação participante e da técnica de grupo focal, os dados foram coletados, sua análise permitiu a construção de três categorias: a opinião dos adolescentes sobre os motivos dos jovens iniciarem o uso de drogas e álcool precocemente; relatos de experiências dos adolescentes ao usarem substâncias lícitas e ou ilícitas; a preferência dos adolescentes sobre o tema ‘Álcool e Drogas’ e seu aprendizado sobre eles – Jogando o jogo ADOLESCER. A conclusão mostra que o jogo aponta como uma possibilidade de estabelecer comunicação efetiva com o adolescente, permitindo que os temas transversais da adolescência permeiem as iniciativas de educação em saúde desse grupo populacional.