Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Valorizando a vida: plantando saúde
Adriane Vieira, Caroline Darski

Resumo


Caracterização do problema: A disciplina Saúde e Cidadania (SACI) acompanha sete semestres do curso de Fisioterapia da UFRGS e proporciona aos alunos vivências junto aos serviços de atenção básica à saúde. O objetivo, nos primeiros semestres é conhecer a realidade de territórios de Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e desenvolver projetos voltados à promoção da saúde. Neste relato apresentamos a experiência de uma turma de alunos ao desenvolver o projeto “Valorizando a Vida: Plantando Saúde”. Descrição da experiência: Em 2010, na SACI I, os alunos conheceram e dialogaram com a equipe de ESF e com a comunidade sobre as fragilidades e potencialidades do território. Ao final do semestre, houve consenso entre os alunos e a professora sobre a relevância de um projeto de intervenção que valorizasse o meio ambiente e decidimos desenvolvê-lo junto às crianças da comunidade que frequentavam o SASE. No segundo semestre (SACI II), estruturamos o projeto de intervenção “Valorizando a Vida: Plantando Saúde”, o qual foi desenvolvido no transcorrer de 2011 (SACI III e IV). O público alvo foram crianças entre 6 e 10 anos. O projeto foi embasado na idéia de que a conscientização ambiental é tópico estruturante da educação, pautando valores sociais e atitudes capazes de gerar maior responsabilidade e senso crítico frente às práticas prejudiciais ao meio ambiente. O projeto consistiu-se, a cada semestre, de dez encontros de duas horas. As crianças plantaram flores e hortaliças, desenharam, encenaram esquetes teatrais e paródias de músicas sobre o cuidado com a natureza, com os animais e consigo. Fomos passear no Jardim Botânico, enfatizando a preservação da natureza, e no Campus Olímpico da UFRGS, onde apresentamos as instalações do curso de Fisioterapia e falamos da importância da Universidade pública em meio a um piquenique. Efeitos alcançados: O projeto contribuiu tanto para o desenvolvimento dos alunos do curso de Fisioterapia, que aprenderam a interagir com crianças, trabalhar em equipe e planejar ações de promoção de saúde, quanto das crianças, que apresentaram mudanças de comportamento, expressaram suas idéias e vivenciaram ações positivas em relação ao cuidado com o meio ambiente. Recomendações: O desenvolvimento de projetos de intervenção junto às comunidades possibilita ao aluno conhecer histórias de vida, desenvolver a criatividade e enfrentar limitações e preconceitos, sendo uma ferramenta válida para a formação de profissionais da área da saúde. Palavras chaves: Fisioterapia, Educação em saúde, Formação profissional