Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Vivência no SUS Campinas: contribuições ao programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
Iruana Merhey Machado, Franciele Barbosa, Ana Carolina Frazão, Leni da Silva Santos, Alóide Ladeia Guimarães, Edmilson César Sales Santos

Resumo


O Município de Campinas adota o Sistema Único de Saúde (SUS) baseado na Constituição de 1988, valorizando seus princípios e diretrizes como forma de atendimento aos usuários, com gerenciamento de recursos e serviços próprios, conveniados, e contratados, caracterizando-se como gestor pleno de seu sistema de saúde. Devido à dimensão demográfica, Campinas foi descentralizada em cinco distritos, com cerca de 200.000 habitantes cada, sendo também referência regional para o setor de saúde. A vivência no SUS Campinas foi uma atividade idealizada e desenvolvida pelos residentes da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti em conjunto com o Centro de Educação dos Trabalhadores de Saúde. A proposta da residência é a atenção integral no sistema público de saúde, visando formar profissionais que ampliem sua capacidade de intervenção sobre problemas reais da população, qualificando a gestão do cuidado e promovendo a integralidade da atenção. Portanto, a Vivência no SUS Campinas oportunizou aos residentes o conhecimento de serviços dos diferentes pontos da rede de atenção, incluindo serviços dos eixos: Atenção Primária em Saúde, Atenção Secundária, Saúde Mental, Urgência e Emergência e Atenção Hospitalar, inclusive os que não são usualmente cenários de prática. De maneira geral, a vivência foi de grande valia, pois além de ampliar a visão sobre o Sistema Único de Saúde, permitiu aos residentes fazer a conexão entre os diferentes pontos da rede de atenção em Campinas, bem como ver “in loco” a realidade e o funcionamento dos serviços e como eles se inserem no sistema. Embora um dos princípios do SUS seja a integralidade, nota-se que apesar dos esforços de muitos trabalhadores, ainda falta articulação entre alguns serviços, o que leva a uma defasagem na qualidade do atendimento. Observa-se também que a rotina diária de trabalho desgasta o profissional, que foca sua atenção apenas nas suas atividades e dificuldades, limitando o processo de humanização do cuidado e a visão crítica sobre o sistema de saúde. Desta forma, acredita-se que é pertinente aos residentes, em processo de formação, bem como a todo profissional conhecer e vivenciar a rede de serviços do município, como parte do processo de educação permanente, o que possibilita qualificar a assistência prestada no cotidiano da prática profissional.