Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Uma Hermenêutica de Profundidade sobre a percepção de profissionais da Atenção Primária sobre Problemas Éticos vivenciados em uma Unidade Básica de Saúde e na Estratégia de Saúde da Família.
Bruna de Mélo, Noéli D. Raymundo Herbert, José Roque Junges, Carlise Rigon Dalla Nora, Rafaela Schaefer, Juliana Betat, Cassiane Silocchi, Marielli Costa de Souza, Mikaela Basso, Janaina dos Reis Tedesco, Fabiane Asquidamini

Resumo


INTRODUÇÃO: A implementação da Atenção Primária com as suas novas dinâmicas de assistência à saúde trouxe consigo novas questões éticas, relacionadas com a necessidade de uma nova postura dos profissionais e novas lógicas de trabalho. Na perspectiva de Gracia (2003), os problemas éticos são entendidos como situações onde são possíveis diversos cursos de solução, aplicando-se mais a realidade da Atenção Primária e diferenciando-se da realidade hospitalar, onde os dilemas são mais comuns e definem-se por possuírem dois caminhos opostos para soluçãoOBJETIVO: Interpretar dados de duas pesquisas qualitativas sobre problemas éticos percebidos pelos profissionais nos serviços de atenção primária de dois municípios da região metropolitana de Porto Alegre, RS.MÉTODOS: Os dados foram coletados em oito reuniões de discussão focal sobre os desafios éticos da prática dos profissionais em uma Estratégia Saúde da Família (ESF) de Campo Bom e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Leopoldo. O roteiro de discussão constou de aspectos da nova lógica da atenção primária e os seus problemas éticos emergentes. Os dados foram analisados na perspectiva da hermenêutica de profundidade para identificar os problemas éticos com atenção especial ao contexto e ao discurso dos profissionais.RESULTADOS: As falas dos profissionais apontaram para problemas éticos relativos à demanda, aos processos de trabalho e ao sistema de saúde. Também ficou claro que existem problemas éticos mais específicos da estratégia da saúde da família e outros mais próprios da unidade básica.CONCLUSÕES: Os problemas éticos identificados apontam questões importantes que interferem nas relações estabelecidas no ambiente de trabalho, seja com os demais profissionais, com os usuários ou com o próprio sistema de saúde. Tais conflitos podem comprometer a dinâmica de trabalho em sua resposta às necessidades de saúde.