Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
POLITECNIA E GESTÃO EM SAÚDE: UMA PRÁXIS CONTRA-HEGEMÔNICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO
Marcello de Moura Coutinho

Resumo


Caracterização do problema: Realização no 2º semestre de 2013, do 1º Componente Curricular do Eixo Práxis de Gestão em Saúde - Gestão de Sistemas e Serviços Locais de Atenção à Saúde do Curso Técnico de Nível Médio em Gerência em Saúde (Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde / Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fundação Oswaldo Cruz).  Propiciou-se à turma de 2º Ano, a vivência de um “laboratório de gestão em saúde” numa perspectiva politécnica marxista, baseada nos seguintes aspectos: interdisciplinaridade; contextualização; historicidade; e, caráter social das produções humanas (PEREIRA & RAMOS, 2006; EPSJV, 2011). Descrição da experiência: A experiência pedagógica contou com apresentação dos atributos da Política Nacional de Atenção Básica e TEIAS-Escola Manguinhos, estudo de casos sobre integralidade e modelo assistencial, humanização do atendimento e acesso universal, debate acerca do Programa Mais Médicos, visitas técnicas e entrevistas com usuários, profissionais e gestores da UPA Manguinhos, Clínica da Família Victor Valla e Centro de Saúde-Escola Germano Sinval Faria, discussão de textos sobre SUS, trabalhos em grupo e Seminário Final apresentado por 3 grupos de trabalho, que consistiu na abordagem de questões-problema referidas às unidades de saúde visitadas (carência de médicos e demais profissionais / diferenciação entre equidade e igualdade / referência e contrarreferência) e, respectivas propostas de solução articuladas à temática – Integralidade e Atenção Básica. Efeitos alcançados: Identificação e compreensão de questões-problema da Atenção Básica no território de Manguinhos (RJ) com apontamentos de soluções relativas ao acolhimento, planejamento, acesso, formação continuada e fortalecimento da luta por um SUS de caráter público-estatal de fato. Esta experiência ao estimular a autonomia reflexiva e de intervenção, no âmbito da educação profissional representa um contraponto à concepção gerencialista hegemônica na saúde pública brasileira (ABRAHÃO, 2005; EPSJV, 2005). Recomendações - Partindo de uma avaliação positiva da experiência pedagógica realizada recomenda-se que a educação profissional, especialmente na área da gestão em saúde, possa desenvolver propostas pedagógicas de intervenção que garantam a autonomia do educando e o aperfeiçoamento do SUS enquanto política pública de saúde, por meio da concepção do trabalho enquanto princípio educativo (SANTIAGO, 2010).

Palavras-chave


Politecnia; gestão em saúde; educação profissional de nível médio

Referências


ABRAHÃO, A. L. S. Educação Profissional e Gestão em Saúde: pressupostos teórico-conceituais na formação de profissionais de nível médio. Trabalho, Educação e Saúde, v. 3, n.2, p. 351-369, 2005.

ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUM VENÂNCIO (ORG.). Projeto Político-Pedagógico. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005.

ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUM VENÂNCIO. Plano de Curso - Curso Técnico de Nível Médio em Gerência em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV - FIOCRUZ, 2011.

PEREIRA, I. B. & RAMOS, M. N., Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006.

SANTIAGO, G. E. Formar pra que? Análise da proposta de politecnia e suas relações com a formação dos trabalhadores de Nível Médio que atuam no campo da Gestão do SUS. Dissertação de Mestrado Profissional (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde). Rio de Janeiro: EPSJV - FIOCRUZ, 2010.