Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: ABORDAGENS GRUPAIS
Edeiza Ataliba Ataliba Bastos, Gisele Lopes Oliveira, Nicacia Souza Oliveira, Francisca Silva Alencar, Lucia Vanda Teixeira Freitas Cavalcante, Agnes Raquel da Silva Corrêia, Maria Luana Barreto Cavalcante, Natalia Bastos Ferreira, Raimundo Tavares de Luna Neto

Resumo


A educação em saúde encontra na atenção básica um ambiente oportuno por conta das Unidades básicas constituírem o serviço mais próximo da população. Objetivou-se conhecer as práticas educativas empreendidas pelos profissionais da ESF. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa sendo este um estudo do tipo exploratório-descritivo. O período de coleta ocorreu entre março e outubro de 2008. Os sujeitos da pesquisa foi um grupo de profissionais de uma equipe de saúde da família localizada no município de Iguatu/CE. As respostas foram agrupadas em categorias temáticas a partir da leitura e análise exaustiva dos dados. Constatou-se que os profissionais avaliam como importante as atividades educativas no tratamento, entretanto acabam reconhecendo a escassez dessas atividades na atenção básica, estes consideram como principal contribuinte a característica assistencialista do serviço de saúde. Concluí-se que as atividades educativas são demasiadamente importantes à medida que a vida cotidiana interfere no tratamento e mais ainda na qualidade de vida dos pacientes. Torna-se essencial que os usuários detenham uma compreensão crítica e consciente dessa realidade e para tanto a educação em saúde na atenção básica é um caminho bastante eficaz e sólido.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Atenção Básica; USUÁRIOS

Referências


ALVES, V.S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Seção Saúde Coletiva,v.9, n16, fev. 2005. Disponível em: <http://fmail-b.uol.com.br/cgi-bin/webmail/08>. Acesso em: 31. Mar. 2008.

 

AYRES, V.R.C.M. Hermenêutica e humanização das práticas de saúde Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ago. 2005. Disponível em: <http://fmail-b.uol.com.br/cgi-bin/webmail/18>. Acesso em: 31. Mar. 2008.

 

BARROSO, M.G.T.; VIEIRA, N.F.C.; VARELA, Z.M.V. (org). Educação em saúde: no contexto da promoção humana. 3.ed.Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003.

 

BRASIL, Conselho Nacional de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Educação em Saúde. Brasília, 2006.

 

CAMPOS, C.E.A. O desafio da integralidade segundo as perspectivas da vigilância da saúde da família.  Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva,v.7, n.11, mar. 2002. Disponível em: <http://fmail-b.uol.com.br/cgi-bin/webmail/14>. Acesso em: 31. Mar. 2008.

 

CAMPOS, M.A.; AMARAL, G.W.S. A clínica ampliada e compartilhada, a gestão democrática e redes de atenção como referências teórico-operacionais para a reforma do hospital. Departamento de medicina preventiva da UECG, fev. 2007. Disponível em: <http://fmail-b.uol.com.br/cgi-bin/webmail/27>. Acesso em: 19. Ago. 2008.

 

FIGUEIREDO, J.S. Desafio e perspectivas em atividades educativas de promoçãoda saúde de um grupo de portadores de hipertensão arterial, sob o paradigma da interdiciplinariedade. 2006, 331 p. Tese (Doutorado em Enfermagem). Departamento de enfermagem materno-infantil e saúde pública, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto,2006.

 

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. 5. ed. São Paulo: Moares ,1980.

 

GRAZZINELLI, M.F. A leitura de Gadamer. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

 

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9.ed., São Paulo: Hucitec, 2006.

 

REIS, D.C. Educação em saúde: aspectos históricos e conceituais. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

 

RIBEIRO, V.M.B.; SILVEIRA, L.M.C. Grupo de adesão ao tratamento: espaço “ensinagem” para profissionais de saúde e pacientes. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ, out. 2005. Disponível em: <http://fmail-b.uol.com.br/cgi-bin/webmail/v9n16a08>. Acesso em: 31. Mar. 2008.

 

SANTOS, A.M.; ASSIS, M.M.A. Da fragmentação à integralidade: construindo e (des)construindo a prática de saúde bucal do PSF de Alagoias, Ba. Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva da UEFS, set. 2005. Disponível em: <http://fmail-b.uol.com.br/cgi-bin/webmail/31>. Acesso em: 31. Mar. 2008.

 

VIANNA, H.M. Pesquisa em educação: a observação. 6.ed., Brasília: Plano, 2003.

 

VILLA, E. A prática educativa no cotidiano do trabalho d profissional. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2006.