Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Humanização na Formação e no Trabalho em Saúde: uma análise documental
Lucilene Martorelli Ortiz Medeiros

Resumo


O SUS apresenta como princípios norteadores a universalidade, integralidade e equidade da atenção à saúde.Alguns autores consideram o princípio da integralidade da atenção à saúde fundamental para se pensar a graduação em saúde e em mudanças que deveriam ser assumidas na interface entre educação e saúde,garantindo a humanização na formação em saúde centrada na interprofissionalidade e na interdisciplinaridade.Este estudo teve como objetivo investigar as concepções de humanização presentes em artigos publicados na base de dados SciELO,no campo da formação em saúde no período de 2000 a 2012,e nos Projetos Político-Pedagógicos do Campus Baixada Santista/Unifesp e dos Cursos  Psicologia,Nutrição,Terapia Ocupacional,Fisioterapia,Educação Física e Serviço Social.A metodologia de pesquisa abrangeu duas fases:revisão de literatura e análise documental.Na revisão de literatura os descritores utilizados foram Humanização,Humanismo e Humanização na Formação.Selecionamos 23 artigos e a análise dos dados abrangeu caracterização das publicações e discussão das concepções de humanização presentes nos documentos analisados que apontaram para a questão da polissemia do termo humanização, apreendendo-se outros sentidos:capacidade de comunicação,respeito à vida humana,ética nos relacionamentos,bom convívio social, conceito que orienta práticas,além de considerações relevantes sobre a importância de refletirmos sobre o que a humanização produz. A análise documental dos Projetos Pedagógicos do Campus e dos Cursos foi feita a partir da orientação de um roteiro que abrangeu:dados relativos à identificação do documento (tipo de documento,localização,estrutura e conteúdo);às expressões Humanismo,Formação Humanística e Prática Humanizada/Humanística e às expressões Ética,Cuidar/Cuidado,Integralidade,Comunicação,Relação com o Paciente,Relação Pessoal/Relacionamento Interpessoal.Nos PPPs,as concepções de humanização apresentaram os seguintes sentidos:ética como constituinte da formação humanizada(princípio,postura e prática profissional);cuidado ao paciente,olhar e a integralidade do cuidado,cuidado integral,produção do cuidado,modos de cuidar;integralidade das ações;comunicação em saúde,comunicação verbal e não verbal,comunicação humana.Quanto aos significados encontrados na expressão Cuidar/Cuidado, estes explicitaram o compromisso com a Educação Interprofissional na Formação em Saúde e a competência para a integralidade do cuidado, presentes na formação do campus Baixada Santista.

 


Palavras-chave


Formação em Saúde; Humanização; Formação Humanística

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. O SUS de A a Z : garantindo saúde nos municípios / Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. – 3. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009. Disponível em:

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2011/Set/19/sus_3edicao_completo_190911.pdf Acesso em 23 jan. 2012.

Informações Estratégicas: SUS. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/sus/sus.php. Acesso em: 23 jan. 2012.