Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PERFIL DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E DO ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DE UMA COMUNIDADE DE NOVO AIRÃO/AMAZONAS: UMA VISÃO MULTIPROFISSIONAL
Everton da Silva e Silva., Celsa da Silva Moura Souza., Duany Araújo Sodré., Jesus Tupinambá Alho Neto., Caio Helcata Pereira Costa

Resumo


Os primeiros anos de vida do ser humano são marcados por importantes formações motoras, físicas, mentais e sociais, sendo o período em que a criança possui especial sensibilidade aos estímulos vindos do ambiente. O objetivo deste estudo foi evidenciar as características do perfil do desempenho motor e estado nutricional de Escolares de uma comunidade da zona rural de Novo Airão – Manaus/AM. Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, cujo a amostra foi de 57 escolares de ambos os sexos e com idades entre 6 a 11anos. As técnicas utilizadas foram a mensuração de medidas de peso, altura e circunferência da cintura, e ainda a administração dos testes de KTK e Guedes adaptado sendo avaliado equilíbrio, lateralidade, espaço temporal, coordenação motora geral, e o estado nutricional. Através dos testes motores, foi possível observar que as diferenças negativas do desenvolvimento motor representavam 65% das crianças que não realizavam habilidades básicas motoras, enquanto somente 35% apresentavam desenvolvimento motor normal. Quanto ao estado nutricional 80% apresentaram desnutrição, 15% risco nutricional, e 5% foram caracterizados como adequadas conforme os critérios de avaliação pelas curvas de crescimento e desenvolvimento da Organização Mundial de Saúde. Diante disso os participantes do Estudo perceberam que a ausência de atividade física regular e alimentação balanceada está diretamente associada à uma série de distúrbios orgânicos, o que comumente têm-se denominado doenças crônicas. Por isso, a necessidade de intervenções de educação e saúde como forma de uma prevenção não farmacológico e econômico, além de ações do governo para auxiliar o empoderamento desse publico escolar. Isso beneficiaria a diminuição da vulnerabilidade do publico avaliado.

Palavras-chave


Desenvolvimento motor infantil, Transtornos da desnutrição infantil, Avaliação.

Referências


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