Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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MONITORIA ACADÊMICA EM ENFERMAGEM: FERRAMENTA PRÁTICA PARA A APRENDIZAGEM
Rayann Branco dos Santos, Ângelo Brito Rodrigues, Maria da Conceição Coelho Brito, Maria Socorro Araújo Dias

Resumo


Caracterização do problema: A monitoria é um serviço pedagógico que é oferecido aos estudantes interessados em aprofundar conteúdos, além de solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula (HAAGI et al, 2008). Cabe também ao programa institucional de monitoria auxiliar o aluno para a prática docente, a fim de ofertar a ele a oportunidade de vivências da área junto ao professor-orientador. Descrição da experiência: Este estudo apresenta a descrição das vivências na monitoria do Sistema Respiratório do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no período compreendido entre os meses de agosto de 2012 a julho de 2013. O módulo do Sistema Respiratório é ofertado aos alunos do segundo semestre do curso de enfermagem nesta Universidade, de modo que parte da carga horária oferecida pelo módulo é reservada para aulas práticas principalmente no tocante à semiologia. Dessa forma, boa parte das atividades desenvolvidas nesse período foram voltadas para a prática em laboratório, com uso de bonecos e equipamentos propedêuticos, com uso também de instrumentos audiovisuais e aulas expositivas. Efeitos alcançados: A partir do contato com os alunos nas aulas práticas e teóricas, percebeu-se uma melhora na forma de transmissão do conteúdo no que se refere à segurança e ao domínio das emoções. A cada atividade realizada surgia um novo aprendizado e também aperfeiçoamentos. Os momentos avaliativos foram fundamentais para a vivência da prática docente, uma vez que houve a oportunidade de avaliar junto ao professor-orientador atividades práticas para obtenção de notas parciais. Isto proporcionou momentos significativos na vivência acadêmica. Além disso, o ato de organizar junto aos demais monitores do curso o laboratório de enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade, favorece aprendizado singular, pois o conhecimento é adquirido de forma prática. Recomendações: Nesta perspectiva, o programa de monitoria favorece experiências únicas para quem deseja se aperfeiçoar em um determinado assunto e também para quem deseja exercer a prática docente. Dessa forma tal programa se faz indispensável na formação profissional de acadêmicos que almejam a carreira docente ao findar do curso.

Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem

Referências


HAAGI, G. S. et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 2, p. 215-220, 2008.