Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AS POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: UM DESVELAR SOBRE OS REFLEXOS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Maria da Conceição Coelho Brito, Diane Sousa Sales, Rayann Branco dos Santos, Luciana Maria Montenegro Santiago, Maria Socorro de Araújo Dias

Resumo


Introdução: A história, ao mesmo tempo em que interfere nas políticas de saúde (ALMEIDA, 2008), também influencia no processo da formação dos profissionais que comporão o quadro dos sujeitos atuantes na implementação dessas políticas. Transitou-se de uma formação voltada para o desenvolvimento de habilidades de cunho exclusivamente técnico para uma que buscasse atender necessidades sociais, que tencionariam para necessidades de saúde. Objetivos: Realizar um diálogo reflexivo sobre as relações entre as políticas de saúde ao longo da história do Brasil e o processo de formação do enfermeiro. Método: Estudo reflexivo, com abordagem qualitativa, realizado por meio de leituras reflexivas sobre a história das Políticas Públicas do Brasil, e sua relação estreita com a conjuntura sócio, política, e econômica do momento. Resultados: O ensino de Enfermagem passou por diversas mudanças ao longo da história, transitou do foco na biologia para o social, contudo ainda se observam fragilidades, mas o processo de mudança é recente e inquietante. As mudanças na sociedade e nas políticas de saúde são fatores determinantes para a construção do ensino de enfermagem e formação de profissionais engajados com a realidade. Como exemplo tem-se o processo de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), que alavancou modificações na organização das práticas de atenção e de gestão do sistema de saúde foram demandadas, mediante a formulação e ampliação de propostas de novos modelos assistenciais, envolvendo a diversificação dos serviços de saúde, os novos processos de qualificação dos trabalhadores e a natureza do trabalho em saúde, além de novas demandas da sociedade. Assim, novos paradigmas devem nortear a formação dos trabalhadores da área. O Programa de Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-saúde) surge como uma proposta de potencializar as diretrizes do SUS desde a formação do enfermeiro, direcionando esta com ênfase na Atenção Básica por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), dispositivo vital para a consolidação do SUS. Conclusão: Por meio dessa reflexão, pode-se constatar que o processo de formação do enfermeiro é intrínseco ao contexto social, político e econômico vigente, mas que por vezes essa conjuntura não é o suficiente para delimitar a formação profissional em saúde.

Palavras-chave


Políticas públicas; Ensino; Enfermagem; Formação de Recursos Humanos.

Referências


ALMEIDA, L.P.G. de; FERRAZ, C.A. Políticas de formação de recursos humanos em saúde e enfermagem. Rev. bras. enferm., Brasília,  v. 61,  n. 1, Fev, 2008.