Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SALA DE ESPERA NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO DO SUS
Daniel Victor Lima de Araujo, Joseane Marques Fernandes, Carlos Henrique Vieira Lopes, Bruna Santos Ximenes, Bruno Furtado Lima, Danielle Cristina Chaves Farias, Clarice Diogenes Pinheiro, Danilo Gonçalves Nobrega, Aline Mota Alves, Allana Mayara Fernandes Moreira, Bruno Leite Cabral, Ana Carolina Vasconcelos Moreira, Bernardo Pinto Freitas, Clayton Freire Melo Filho

Resumo


De acordo com as diretrizes do SUS que orientam a Estratégia Saúde da Família, proteger e promover a saúde de todos é um direito humano fundamental. Assim, visando tornar o atendimento mais humanizado, há 7 anos, uma Unidade Básica de Saúde(UBS) procura transformar o período de espera dos atendimentos médicos e de enfermagem em uma vivência reflexiva, que estimula a produção de vínculos e resignifica o conhecimento pré-existente dos usuários, tornando o tempo ocioso uma atividade educativa que estimula os pacientes a tornarem-se responsáveis pelo autocuidado, gerando a interpretação de que muitas situações de saúde são preveníveis. Descrição da experiência: Foram realizadas quatro salas de espera, abordando as temáticas: nutrição gestacional, prevenção de câncer de colo uterino e mama, alimentação saudável e imunização, facilitadas por 3 alunos para cada atividade. Estas foram apresentadas por meio de ações comunicativas tais como: explicação de cartazes e distribuição de panfletos e promoção de rodas de conversa, na qual se buscou a participação ativa dos usuários da UBS, por meio de perguntas, tirando dúvidas e orientando a respeito do tema proposto. Ao final de cada atividade, os acadêmicos realizavam uma mesa redonda com a orientadora e os profissionais de saúde, para refletir sobre a temática, discutir a respeito da participação da comunidade e a interação dos alunos com os usuários. Efeitos alcançados: As atividades foram documentadas em diários de campo que relatavam a experiência dos alunos e a participação dos usuários. Também foi possível descrever aspectos relacionados às dimensões de acesso, características do atendimento e fatores associados à satisfação da população, tais dados possuem amplo mérito do sucesso no direcionamento da solução de problemas no centro de saúde. Ademais os alunos aprimoraram suas habilidades de comunicação e interação com os pacientes, e ampliaram seus conhecimentos acerca das necessidades da população, favorecendo o crescimento pessoal e profissional. Recomendações: Portanto, as atividades mostraram-se uma boa forma de esclarecer as dúvidas dos beneficiários do serviço e aproxima-los do SUS, bem como de promover a educação e a promoção da saúde, sendo necessária a implantação cada vez mais frequente de atividades em saúde nos processos de espera, transformando-o em uma busca para a manutenção de uma melhor qualidade de vida.

Palavras-chave


Centros de saúde; Educação em saúde; Comunicação em saúde

Referências


ZAMBENEDETTI, Gustavo. Sala de espera como estratégia de educação em saúde no campo da atenção às doenças sexualmente transmissíveis. Saude soc.,  São Paulo ,  v. 21, n. 4, Dec.  2012

TEIXEIRA, Enéas Rangel; VELOSO, Raquel Coutinho. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto contexto - enferm.,  Florianópolis ,  v. 15, n. 2, June  2006

RODRIGUES, Bruna Côrtes et al . Educação em saúde para a prevenção do câncer cérvico-uterino. Rev. bras. educ. med.,  Rio de Janeiro ,  v. 36, n. 1, supl. 1, Mar.  2012 .

MACHADO, Márcia Maria Tavares et al . Características dos atendimentos e satisfação das mães com a assistência prestada na atenção básica a menores de 5 anos em Fortaleza, Ceará. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro ,  v. 17, n. 11, Nov.  2012 .

SANTOS, Débora Souza et al . Sala de espera para gestantes: uma estratégia de educação em saúde. Rev. bras. educ. med.,  Rio de Janeiro ,  v. 36, n. 1, supl. 2, Mar.  2012 .

PAIXÃO, Nina Rosa d’Avila; CASTRO, Alexandre Rodrigues Moreira. Grupo sala de espera: trabalho multiprofissional em unidade básica de saúde, Boletim da Saúde,  Rio Grande do Sul, v. 20, n.2, Jul/Dez. 2006.