Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ADESÃO AO TRATAMENTO E MONITORAÇÃO AMBULATORIAL DA GLICEMIA DE PACIENTES COM DIABETES TIPO II DA UBS DR. MILTON KOJO CHINEN EM CAMPO GRANDE/MS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Alexandre Alves Machado, Patrícia Aparecida Piva, Rafhael Almeida Porto, Ana Fulvia Pilate Campos, Narjara Tizza Romeiro Dosso, Maria de Lourdes Oshiro

Resumo


O diabetes mellitus é uma doença crônico-degenerativa que apresenta alta morbi-mortalidade, perda da qualidade de vida e gera altos encargos para os sistemas de saúde, sendo uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, retinopatia e doença cardiovascular em todo o mundo. Este trabalho relata a experiência com 68 pacientes portadores de diabetes tipo II realizando a monitorização ambulatorial da glicemia na UBS Dr. Milton Kojo Chinen em Campo Grande/MS, durante atividades da Farmácia e Enfermagem entre agosto a outubro de 2013. O acompanhamento dos níveis glicêmicos dos pacientes foi realizado pela acadêmica do oitavo semestre do curso de Farmácia durante o estágio supervisionado juntamente com o farmacêutico por meio do registro dos dados coletados proveniente do equipamento de monitorização da glicemia capilar. Na consulta com a enfermagem os pacientes foram entrevistados e orientados a manter o controle da dieta, diminuir a ingestão de carboidratos e gorduras, prática de exercícios físicos, controle do peso corporal e uso correto dos medicamentos. Os pacientes foram receptivos e estiveram atentos a todas as orientações. Os parâmetros usados para avaliar a glicemia encontrada dos pacientes em tratamento nesse período foram classificados em quatro grupos: normal, controlada, alta e descompensada. Os resultados da análise apresentaram que 15% dos pacientes tinham glicemia normal, 12% estavam controlada, 35% alta e 38% descompensada, sendo esse um dado preocupante, sendo muitos com sobrepeso e pela possibilidade de ocorrer complicações devido a hiperglicemia. Verifica-se aumento do risco a saúde desses pacientes, por não conseguirem realizar o controle dos índices glicêmicos. Um dos problemas levantados pode ser a falta de adesão ao tratamento devido a taxas glicêmicas elevadas. Esse relato nos levou a uma reflexão sobre a participação dos farmacêuticos na implementação do programa de atenção farmacêutica como um profissional atuante, clínico e criativo.

Palavras-chave


diabetes mellitus; educação em saúde; experiência no estágio