Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REFORMA PSIQUIÁTRICA: UMA PROPOSTA PARA REINTEGRAÇÃO SOCIAL
Amanda Kelly Araújo de Moura, Francisco Eldo Bezerra Junior, Carlos Eulanio Barboza Mateus, Yasmin de Oliveira Melo Maciel, Regina Cláudia Melo Dodt

Resumo


O transtorno mental, outrora, compreendido como uma manifestação sobrenatural, desprovendo a racionalidade e a natureza humana. As pessoas acometidas eram excluídas da sociedade e encarceradas de forma desumana. Em seguida, esses cárceres foram transformados em manicômios. Através de observações empíricas, notou-se que o cárcere piorava o quadro. Na década de 80 promoveram a luta contra o tratamento segregacionista, que tomou força com o surgimento do Sistema Único de Saúde-SUS. Nesse contexto, foi desenvolvido a psicanálise e os psicotrópicos, subsidiando uma reforma da assistência psiquiátrica, substituindo os hospitais manicomiais por centros de atenção psicossocial, no intuito de resgatar a cidadania e estimular a reconstrução da autonomia social dessas pessoas. Objetivou-se buscar na literatura as dificuldades encontradas para efetivação da reforma psiquiátrica na reintegração de pessoas portadoras de transtorno mental. Realizou-se uma revisão integrativa. A busca ocorreu na Biblioteca Virtual em Saúde – BVS no mês de novembro de 2013. Os descritores utilizados foram: Psiquiatria, Atenção à saúde, Transtorno e Enfermagem. Foram encontrados 44 resultados. Os critérios de inclusão foram estudos em português, identificando 13 resultados. Após leitura dos resumos, excluíram-se os não relacionados diretamente com a proposta, e as duplicidades resultando para análise sete artigos. Foram publicados no período de 2001 a 2008; encontrou-se estudos do tipo descritivo, reflexivo, qualitativo, relato de experiência, e de campo; publicados em revistas da área da saúde. Sendo os autores enfermeiros, assistentes sociais e advogados, evidenciado seu caráter interdisciplinar. Os estudos demonstram que as principais dificuldades encontradas para a efetivação da reforma é a fragmentação da assistência, ausência de orientação familiar e dificuldades da reintegração trabalhista, bem como a qualificação dos profissionais e instituições. Conclui-se que o despreparo da família advém da falta de orientação, que acontece devido à ausência de estrutura organizacional das instituições, educação e treinamento dos profissionais de saúde. Logo, urge uma nova formação profissional, pautada na atenção holística desses usuários e uma maior sensibilização desses profissionais no que se refere a sua importância nesse cuidado e nessa reintegração social, fortalecendo a corresponsabilização de todos os autores envolvidos e fortalecendo o vínculo instituição-profissional-família-sociedade.

Palavras-chave


Psiquiatria. Atenção à saúde. Transtorno. Enfermagem.

Referências


1.JÚNIOR, J. M. P.; MIRANDA, F. A. N. Trajetória do hospital-dia dr. Elger Nunes: um recorte histórico da psiquiatria e saúde mental no Rio Grande do Norte. Online Brazilian Journal of Nursing 2012, v. 11, n. 2.

2. MARZANO, M. L. R.; SOUSA, C. A. C. U. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE QUEM VIVENCIA A REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2003 set/out; 56(5) 577-580

3. PEREIRA, M. A. O.; JUNIOR, A. P. Transtorno mental: dificuldades enfrentadas pela família. Rev Esc Enferm USP 2003; 37(4): 92-100.

4. RODRIGUES, J.; BROGNOLI, F. F.; SPRICIGO, J.S. Associação dos usuários de um centro de atenção psicossocial: desvelando sua significação. Texto & contexto enferm; 15(2): 240-245, abr.-jun. 2006

5. RANDEMARK, N. F. R.; JORGE, M. S. B.; QUEIROZ, M. V. O. A reforma psiquiátrica no olhar das famílias. Texto & contexto enferm; 13(4): 543-550, out.-dez. 2004.

6. SILVA, S.; DINIZ, S. A.; COSTACURTA, M. R. R.; BUENO, S. M. V. O enfermeiro na promoção da saúde mental dos individuos: aspectos históricos. Rev. enferm. herediana; 2(2): 99-104, jul.-dic. 2009. .

7. VIEIRA, F. S. Auxiliares de enfermagem de uma unidade de agudos de um hospital especializado em psiquiatria: sua visão sobre a prática profissional e a clientela atendida Ribeirão Preto; s.n; set.. 2012. p.142.