Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROBLEMATIZANDO A SELEÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
Guilherme Rodrigues Barbosa

Resumo


Caracterização do problema: Frequentemente os formatos de seleção de docentes para o ensino superior enfatizam o processo de ensino, e não de aprendizagem, ao priorizarem competências relacionadas à transmissão do conhecimento. Há coerência entre o formato de seleção docente e o projeto pedagógico da Instituição de ensino? Problematiza-se esta questão a partir de uma proposta de mudança no formato de concurso público em uma IES que desenvolve um currículo inovador. Descrição da experiência: Buscando selecionar docentes de maneira coerente com o projeto pedagógico, o colegiado do curso de fisioterapia da UFS/Campus Lagarto, com um currículo baseado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, modificou o formato do concurso público de docentes a partir da definição do perfil desejado. Foram revistas as resoluções da IES e pesquisadas experiências de outras IES. Definiu-se que na prova didática seria avaliado o desempenho didático-pedagógico na facilitação de uma atividade educacional para graduação da área da saúde, tendo como objetivo a construção coletiva de novos saberes, estimulando a capacidade crítico-reflexiva e de aprender a aprender dos estudantes. A banca examinadora foi composta por docentes com experiência em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O instrumento de avaliação do desempenho do candidato foi reformulado para contemplar tais aspectos e foram elaboradas instruções enviadas aos candidatos. Os estudantes foram estimulados a participarem ativamente das provas. Efeitos alcançados: Nos concursos realizados todos os candidatos classificados para a prova didática utilizaram estratégias ativas de ensino-aprendizagem, característica ímpar no histórico da IES. Alguns apenas interagiram com a plateia, enquanto outros atingiram o objetivo de construir coletivamente novos saberes. Os critérios da nova ficha se mostraram mais adequados na avaliação das competências para a atuação em um curso com projeto inovador, evidenciado pela satisfação da banca examinadora com o perfil dos docentes selecionados. Recomendações: Há inúmeros desafios para mudanças efetivas no modelo de seleção docente, dentre eles, a acomodação e, em alguns casos, resistência na IES para rever algo já estabelecido, no caso o formato e os instrumentos de seleção. Além da incipiente apropriação de estratégias ativas de ensino-aprendizagem pelos candidatos. No entanto, abster-se da superação desses desafios pode pôr em risco as inovações propostas nos projetos pedagógicos dos cursos.

Palavras-chave


Seleção docente; ensino superior, metodologias ativas

Referências


CONSELHO DE ENSINO, DA PESQUISA  E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Aprova alterações na  Departamentalização e Ementário do Núcleo de Graduação em Fisioterapia do Campus Universitário Prof. Antonio Garcia Filho.  Resolução  nº 13/2012, de 17 de fevereiro de 2012.

Gianna Lepre Perim et al. Desenvolvimento Docente e a Formação de Médicos. Revista Brasileira de Educação Médica. 33 (1 Supl. 1): 70-82; 2009.

MACHADO, J.L.M. et al. Formação e Seleção de Docentes para Currículos Inovadores na Graduação em Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 35 (3): 326 – 333; 2011.