Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE: UMA PROPOSTA INOVADORA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Daniel Victor Lima de Araujo, Carlos Henrique Vieira Lopes, Aline Mota Alves, Allana Mayara Fernandes Moreira, Ana Carolina Vasconcelos Moreira, Bernardo Pinto Freitas, Bruna Santos Ximenes, Bruno Furtado Lima, Bruno Leite Cabral, Clayton Freire Melo Filho, Clarice Diogenes Pinheiro, Danielle Cristina Chaves Farias, Danilo Gonçalves Nobrega, Anamaria Cavalcante Silva

Resumo


Caracterização do Problema: A escola pode exercer um papel protagonista nas práticas de educação para a saúde e na intercessão com outros equipamentos sociais, por ser um espaço de referência para a comunidade, representada através dos familiares, pais e profissionais da educação. Essa instituição tem uma importante relação com a família dos discentes, podendo ser considerada uma grande referência na influência das práticas políticas, atitudes de alunos, de professores, de outros profissionais de educação e de saúde. O setor Educação torna-se, então, um aliado para o setor Saúde, e a escola torna-se um espaço estratégico para a promoção da saúde. Descrição da Experiência: O projeto foi desenvolvido em uma escola comunitária em Fortaleza, pelos alunos do segundo ano de medicina. O objetivo foi de transformar a escola em uma Escola Promotora de Saúde. Para a execução desse projeto foram desenvolvidas as seguintes atividades: atendimento otorrinolaringológico para identificação de crianças respiradoras bucais; atualização do cartão vacinal das crianças; avaliação da postura das crianças por meio do teste de Adams; avaliação da saúde bucal das crianças; avaliação da acuidade visual pelo teste de Snellen; capacitação das professoras na perspectiva de serem educadoras promotoras de saúde; realização de atividades lúdicas abordando os temas: dengue, nutrição, higiene corporal, bullying, infecções respiratórias, lesões cutâneas, reciclagem do lixo, cuidados com a postura, prevenção de acidentes domésticos e preservação ambiental. Efeitos Alcançados: A Escola cumpriu com a meta de promoção da saúde e possui amplo mérito da melhoria da qualidade de vida da comunidade. Os acadêmicos de medicina perceberam o quanto é importante participar de atividades que visem à promoção da saúde dos escolares e seus familiares. Além de apreenderem com as vivências, eles puderam desenvolver suas habilidades de comunicação, de relação médico-paciente e de trabalho em equipe. Recomendações: Torna-se necessário que mais escolas promotoras de saúde sejam criadas em nosso País, e a comunidade acadêmica pode e deve estar inserida neste processo de transformação destas escolas, promovendo a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida de crianças e adolescentes, pais e professores; além de acrescentarem essa formação humanística ao longo da vida acadêmica dos futuros médicos.

Palavras-chave


Promoção da saúde; Educação em saúde; Assistência à saúde comunitária

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