Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NO CONTEXTO DO CURRÍCULO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFSJ: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Elaine Cristina Dias Franco, Yasmin Reis dos Santos, Juliana Cristina Duarte Braga, Patricia Pinto Braga, Elen Soraia de Menenzes Cabral, Elaine Cristina Rodrigues Gesteira

Resumo


Introdução: A construção histórica do modelo de atenção à saúde que valoriza o modelo curativista em detrimento de uma atenção integral demandou reformulações e mudanças na formação do profissional da saúde. Neste contexto e buscando uma formação que atenda às atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)/MG propôs um currículo inovador e integrado para o curso de enfermagem. Nesta proposta curricular trabalha-se com Unidades Curriculares, um conjunto de disciplinas, e uma destas é a Unidade Curricular Prática de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) que começa no primeiro período e acompanha o aluno em todo seu processo de formação. Considerando a proposta inovadora do currículo e a relevância de inserção do aluno em campo de prática desde o primeiro período o presente estudo objetivou apreender a percepção discente e docente acerca dos desafios e potencialidades da Unidade Curricular PIESC no curso de enfermagem da UFSJ. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, que usou um roteiro semi-estruturado para nortear as entrevistas, ocorridas no período de maio a julho de 2011. Previamente ao início do trabalho de campo a pesquisa foi submetida ao comitê de ética obtendo autorização para ser desenvolvida.  Foi realizada a análise de conteúdo dos discursos de 49 alunos e de 12 professores do curso de enfermagem da UFSJ, que aceitaram participar voluntariamente da pesquisa e assinaram ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: A inserção precoce no campo de prática, proporcionada pela Unidade Curricular PIESC, favorece uma melhor associação e reflexão dos conteúdos teóricos a partir da prática, mas exigem alterações de práticas docentes para consolidar-se efetivamente. A PIESC tem se mostrado uma oportunidade de integração das unidades curriculares propostas no currículo. A análise revelou que há fragilidades no conhecimento de alguns participantes acerca do Projeto Político Pedagógico do Curso o que compromete o entendimento da finalidade e operacionalização da PIESC. Conclusão: A PIESC apresentou importância significativa para construção do novo perfil esperado do egresso, atendendo as diretrizes do SUS e as atuais DCN. Apesar de haver desafios para implantação efetiva deste currículo integrado, a proposta já é evidenciada como um avanço considerável no processo de formação profissional.

Palavras-chave


ENSINO; ENFERMAGEM; CURRÍCULO INTEGRADO