Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTRATÉGIAS DE MUDANÇA NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM FARMÁCIA DA UCDB EM CAMPO GRANDE – MS
Maria de Lourdes Oshiro, Alexandre Alves Machado

Resumo


A formação de novos profissionais farmacêuticos aptos a participar de equipe no cuidado integral em saúde torna-se um desafio colocado pelas diretrizes curriculares para atender as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).  A resposta a estes desafios tem levado muitos cursos a inovar nas metodologias de ensino-aprendizagem, privilegiando metodologias ativas para formar profissionais com perfil crítico, reflexivo e com competências técnico-científica para responder as necessidades da população de forma resolutiva e integral. Para alcançar esse novo perfil em graduandos em Farmácia da UCDB em Campo Grande – MS foram aplicadas estratégias como a readequação das diretrizes do projeto pedagógico, o compartilhamento de espaços de formação (aulas/atividades) de estudantes do curso de Farmácia com estudantes de outros cursos de graduação em saúde (Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição) permitindo diferentes olhares sobre os conteúdos estudados, a inserção de novas metodologias de ensino-aprendizagem com abordagens problematizadoras no estudo dos conteúdos, mesmo com turmas de até 50 estudantes e a interação ensino-serviço, desde o primeiro ao último ano da graduação, em cenários do SUS. As estratégias utilizadas têm demonstrado resultados positivos como inserção do acadêmico em atividades multidisciplinares nos projetos terapêuticos singulares, observação da aplicação das ações de vigilâncias em saúde, visitação dos cenários do SUS, entre outras, na formação dos graduandos em Farmácia voltados para mudanças no perfil do egresso: crítico, reflexivo e com visão em saúde pública, para atender melhor as demandas dos serviços de saúde com vistas a promoção do uso racional de medicamentos. No alcance desse objetivo a universidade tem firmado convênio para promover educação permanente para profissionais do serviço, especialmente equipe NASF; proporcionado a interação ensino-serviço e complexidade crescente de abordagens, vem utilizando ferramentas específicas da Farmácia para o trabalho em equipe na produção do cuidado em saúde.

Palavras-chave


curso de farmácia; ensino; metodologias de ensino-aprendizagem