Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O IMPACTO DO PROGRAMA SAÚDE EM FOCO SOBRE OS PROFISSIONAIS DO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Daniel Soares Tavares, Talita Cassola Portela, Anahlú Peserico, Elisa Rucks Megier, Leonardo Rigo Guerra, Bruna Martha Kleinert Halberstadt, Eduardo de Sousa Freitas

Resumo


Caracterização do problema: A TV é um recurso cada vez mais utilizado para levar informações sobre saúde para a residência dos usuários (LIMA, 2003).  Nesse contexto, o olhar ampliado de diversos profissionais da saúde tem possibilitado que os mesmos encontrem nesse recurso um novo espaço de atuação, o que justifica o desenvolvimento de novas atrações idealizadas, dirigidas e apresentadas por profissionais dessa área (NETO, et al. 2009). No Centro Universitário Franciscano, o programa Saúde em Foco – uma iniciativa do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da instituição reúne semanalmente profissionais e acadêmicos da área da saúde para discutir temáticas de relevância social. Descrição da experiência: Quando abordamos o que motivou os profissionais de saúde participantes a vivenciar uma nova experiência de discutir temáticas de saúde em um programa de televisão, constatamos que a proposta foi visualizada com sendo algo inovador, inteligente por se tratar de algo descontraído, porém de maneira formal, um espaço para agregar saberes, possibilitando a troca de experiência entre diversas profissões. Nesta perspectiva, frente ao novo emergiram determinados sentimentos e emoções, tais como, inicialmente os participantes relataram sentirem-se receosos, preocupados e inseguros, sendo esta proposta uma desafiadora, mas que deve ser enfrentada pelos participantes, pois na saúde o profissional precisa estar preparado para o novo, onde se trabalha em uma perspectiva de incertezas. Efeitos alcançados: Partindo do pressuposto de inovação, o programa gera nos participantes expectativas, algumas delas foram sanadas, tais como adquirir conhecimento acerca da temática desenvolvida; a oportunidade de discutir com outros profissionais da saúde, que apresentam opiniões divergentes; além de agregar conhecimentos com as demais áreas da saúde, reconhecendo e valorizando o saber dos demais profissionais. Recomendações: Em longo prazo a expectativa é de fortalecer a interdisciplinaridade e tornar esta iniciativa uma estratégia para a valorização profissional. Nesse sentido, incentivam-se os profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, a participarem dessas atrações sempre que possível para compartilharem seus saberes e contribuírem para o fortalecimento do sistema de saúde.

Palavras-chave


Comunicação Interdisciplinar; Inovação; Meios de Comunicação.

Referências


  1. LIMA, E.M. A televisão como tecnologia promotora de temas transversais de saúde: Possibilidades e Mediação Pelo Professor. Dissertação apresentada à comissão examinadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Brasília – DF, 2003.
  2. NETO, M.C.A.; JUNIOR, I.H.F.;NETO, F.C.A. TV digital: Uma Ferramenta para a Educação. Ver. Novas Tecnologias na Educação, V. 7 Nº 1, Julho, 2009.