Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DOS EXAMES CITOPATOLÓGICOS EM GESTANTES DE UMA SAÚDE DA FAMÍLIA DE SANTA CRUZ DO DO SUL, RS
Daniela Teixeira Borges, Carina Acosta, Ana Júlia Reis

Resumo


Introdução: O câncer do colo uterino é a segunda neoplasia mais frequente nas mulheres em todo o mundo. No Rio Grande do Sul, a estimativa de câncer do colo uterino é de 1.610 casos novos, gerando uma incidência de 31 casos/100.000 mulheres, sendo superado apenas pelo câncer de mama. A infecção por HPV é mais frequentemente diagnosticada durante a gravidez, em mulheres jovens, com início da atividade sexual precoce, com múltiplos parceiros sexuais, fumantes e usuárias de anticoncepcionais hormonais. Desta forma torna-se necessária a realização desse exame nas primeiras consultas do pré-natal. Objetivo: Avaliar os resultados e a adesão ao citopatológico em gestantes que realizam o pré-natal em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Santa Cruz do Sul, RS, e realizar o levantamento dos resultados, realizando ações de educação em saúde. Metodologia: estudo documental, com a avaliação de prontuários de gestantes em acompanhamento de pré-natal em uma ESF de Santa Cruz do Sul, no mês de novembro de 2013. Os registros de realização dos exames de pré-câncer de colo do útero e seus respectivos resultados foram avaliados. Grupos de sala de espera foram realizados, com todas as gestantes em acompanhamento pré-natal, demonstrando a importância da realização do exame. Os dados coletados foram tabulados em Excel e analisados no SPSS. Resultados: foram analisados prontuários de 31 gestantes. Dessas, 15 (48,4 %) realizaram o exame em 2013, 1 (3,2 %) realizou em 2012 e 15 (48,4 %) gestantes não realizaram o exame. Todas as gestantes que não haviam realizado o exame tiveram o mesmo agendado pela enfermeira da unidade de saúde. Dentre as gestantes que realizaram o exame 8 (53,3 %) tiveram como resultado Gardnerella vaginalis, sendo que 1 (6,6 %) ainda não possuía o resultado. Todas as pacientes com alterações em seus exames foram reavaliadas pela equipe de saúde. Conclusão: Considerando-se os resultados encontrados no estudo, percebe-se que a adesão das gestantes para realização do exame preventivo do câncer de colo de útero ainda é falha, mesmo com a realização de ações de educação de saúde, sobre a importância do exame e da segurança na realização durante a gestação. Existe uma grande resistência entre as gestantes, havendo necessidade da implementação de novas estratégias entre esse grupo populacional, como a busca ativa das gestantes e a realização de incentivo ao cuidado à saúde da mulher.

Palavras-chave


citopatológico; gestante; pré-natal

Referências


Silveira, D; Santos, I; Juvenal, C. Atenção pré-natal na rede básica: uma avaliação da estrutura e do processo. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 17(1):131-139, jan-fev, 2001.

Gonçalves, CV. et al. Avaliação da frequência de realização do exame físico das mamas da colposcopia cervical e da ultrassonografia obstétrica durante a assistência pré-natal. Uma inversão de valores. Rev Assoc Med Bras 2009; 55(3): 290-5.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção
Básica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.