Resumo
INTRODUÇÃO:A escola na vida dos adolescentes torna-se o ambiente onde eles passam maior parte do seu tempo, a qual tem de ser considerada cenário chave para intervenções destinadas a promoção da saúde dos alunos(MATTOS, CARVALHOSA,2001).Nesta perspectiva é necessário ampliar olhares de educadores para desenvolvimento de uma educação pautada nas necessidades dos indivíduos. Entre estas necessidades, destaca-se a educação em saúde. Sendo então um dos princípios norteadores do SUS, promoção da educação em saúde. Considerando a escola como o ambiente vivenciado por maior tempo pelos adolescentes, reflete-se na possibilidade de profissionais da saúde/enfermeiros ampliares seu olhares, extrapolar os muros de unidades básicas e conquistar seu espaço nos ambientes escolares.Sendo assim, o presente trabalho objetivou compreender de que forma o ambiente escolar promover o viver saudável de adolescentes. MÉTODO:Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada em uma escola, localizada na cidade de Santa Maria/RS. O estudo foi realizado com 90 adolescentes de diferentes séries. Inicialmente foi realizado o contato com a direção e professores da escola.Foram selecionados temas pré-determinado como:concepção de viver saudável, sexualidade, drogas, higiene corporal e auto-cuidado. As atividades foram realizadas no período de agosto a dezembro de 2012. Durante as atividades foram discutida as temáticas após foram elaborado materiais demonstrando a concepção de cada aluno. RESULTADOS:A realização das atividades trouxe novas concepções a cerca das percepções dos escolares em relação ao seu desenvolvimento como cidadão. As expectativas e duvidas pelos estudantes caracterizam a necessidade de novas intervenções e interações entre alunos/professores e direção, no sentido de favorecer oportunidades de potencializar a atuação da escola dentro da comunidade. A escola em questão foi caracterizada como espaço em que a metodologia de ensino não atende as necessidade dos alunos, foi mencionado a falta de incentivo a atividades extracurriculares,que discuta assuntos como drogas e sexualidade.Sendo esta temáticas geradoras de dúvidas, angustias, as quais são tratadas como tabus frente no contexto familiar.CONSIDERAÇÕES FINAIS :Com a finalização do estudo, reflete-se a importância de formar profissionais da área da saúde/enfermeiros pro ativos, empreendedores, que extrapolem o cuidado nas unidades básicas e adentrem novos espaços
Palavras-chave
Referências
Matos, M., & Carvalhosa, S. (2001a). Os jovens portugueses e o consumo de drogas, 1, 2. Lisboa: FMH/PEPT/GPT