Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A escola como estratégia de promover saúde de adolescentes com vistas a atender princípios do SUS.
Matheus Goncalves Lopes, Elizane Gomes Pires, Talita Portela Cassola, Anahlu Peserico, Leonardo Rigo Guerra, Bruna Martha Kleinert Halberstadt, Hellen M. Goulart de Souza, Elisa Rucks Megier, Dirce Stein Backes

Resumo


INTRODUÇÃO:A escola na vida dos adolescentes torna-se o ambiente onde eles passam maior parte do seu tempo, a qual tem de ser considerada cenário chave para intervenções destinadas a promoção da saúde dos alunos(MATTOS, CARVALHOSA,2001).Nesta perspectiva é necessário ampliar olhares de educadores para desenvolvimento de uma educação pautada nas necessidades dos indivíduos. Entre estas necessidades, destaca-se a educação em saúde. Sendo então um dos princípios norteadores do SUS, promoção da educação em saúde. Considerando a escola como o ambiente vivenciado por maior tempo pelos adolescentes, reflete-se na possibilidade de profissionais da saúde/enfermeiros ampliares seu olhares, extrapolar os muros de unidades básicas e conquistar seu espaço nos ambientes escolares.Sendo assim, o presente trabalho objetivou compreender de que forma o ambiente escolar promover o viver saudável de adolescentes.    MÉTODO:Trata-se de uma pesquisa-ação, realizada em uma escola, localizada na cidade de Santa Maria/RS. O estudo foi realizado com 90 adolescentes de diferentes séries. Inicialmente foi realizado o contato com a direção e professores da escola.Foram selecionados temas pré-determinado como:concepção de viver saudável, sexualidade, drogas, higiene corporal e auto-cuidado. As atividades foram realizadas no período de agosto a dezembro de 2012. Durante as atividades foram discutida as temáticas após foram elaborado materiais demonstrando a concepção de cada aluno. RESULTADOS:A realização das atividades trouxe novas concepções a cerca das percepções dos escolares em relação ao seu desenvolvimento como cidadão. As expectativas e duvidas pelos estudantes caracterizam a necessidade de novas intervenções e interações entre alunos/professores e direção, no sentido de favorecer oportunidades de potencializar a atuação da escola dentro da comunidade. A escola em questão foi caracterizada como espaço em que a metodologia de ensino não atende as necessidade dos alunos, foi mencionado a falta de incentivo a atividades extracurriculares,que discuta assuntos como drogas e sexualidade.Sendo esta temáticas geradoras de dúvidas, angustias, as quais são tratadas como tabus frente no contexto familiar.CONSIDERAÇÕES FINAIS :Com a finalização do estudo, reflete-se a importância de formar profissionais da área da saúde/enfermeiros pro ativos, empreendedores, que extrapolem o cuidado nas unidades básicas e adentrem novos espaços


Palavras-chave


Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Enfermagem.

Referências


Matos, M., & Carvalhosa, S. (2001a). Os jovens portugueses e o consumo de drogas, 1, 2. Lisboa: FMH/PEPT/GPT