Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A INTERSETORIALIDADE PERMEANDO A FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NAS TEMÁTICAS ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Rute Ramos da Silva Costa, Marli Souza Rocha, Caroline Maria da Costa Morgado

Resumo


O profissional de saúde que atua no sistema único de saúde (SUS) precisa realizar leituras de cenário, identificar problemas e propor soluções no cotidiano de sua prática que extrapolam o âmbito da saúde. O nutricionista é um profissional que, no SUS, tanto presta assistência e cuidado diretamente aos usuários do sistema de saúde, quanto coordena, monitora e avalia ações realizadas em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. A Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) da Secretaria de Saúde do Município de Mesquita/RJ procura operar de forma articulada com outras secretarias, como a educação, a agricultura e a assistência social, e se preocupa com a formação de trabalhadores críticos e reflexivos, capazes de contribuir para a consolidação de um sistema de saúde justo e eficaz, além da garantia do direito humano à alimentação adequada. Para isso, a ATAN propõe em conjunto com outras secretarias, atividades de educação em saúde com base no modelo pedagógico dialógico. As principais atividades realizadas no ano de 2013 foram: a. Formação dos Agentes Comunitários de Saúde para desenvolvimento de atividades de promoção da alimentação saudável e segurança alimentar e nutricional na rede municipal de educação básica; b. Realização de grupos de diálogo com os professores e responsáveis pelos alunos matriculados nas creches municipais, nos quais foram construídos verbetes de A a Z da Alimentação Saudável. A construção coletiva de saberes sobre a alimentação saudável, tema central da formação, extrapolou a dimensão biomédica, englobando as vertentes econômica, biopsicossocial, ambiental e cultural; c. Por fim, destacamos a experiência de orientar e supervisionar uma aluna graduanda em nutrição, em estágio extracurricular. A aluna vem desenvolvendo ações de competência técnica do nutricionista, como avaliação e diagnóstico nutricional e ações intersetoriais (oficinas em feiras de agricultores familiares e em Centros de Referência de Assistência Social). A organização das ações de promoção da alimentação saudável e de segurança alimentar e nutricional deve buscar desenvolver estratégias intra e intersetoriais que contribuam para a formação de novos profissionais com uma visão abrangente sobre saúde e alimentação saudável para atuar no SUS; e para que apoiem os sujeitos a adotar modos de vida saudáveis, e a identificar e analisar de forma crítica suas escolhas alimentares.

Palavras-chave


formação profissional; intersetoralidade; alimentação e nutrição

Referências


ALVES, V.S. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Salvador, v.9, n.16, p.39-52, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado, 1998.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS). Disponível em: < www.portal.saúde.gov.br>. Acesso em: 11 dez. 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 5. ed., 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1987.