Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOVENDO A SAÚDE DO IDOSO EM UMA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Lucas Eduardo Goulart Moron, Anahlú Peserico, Talita Portela Cassola, Daniel Soares Tavares, Leonardo Rigo Guerra, Marielle Kulakowski Obem, Elisa Rucks Megier, Eduardo Sousa Freitas

Resumo


Caracterização do problema: O presente trabalho caracteriza-se como um Relato de Vivência acadêmica das ações desenvolvidas na Disciplina Estágio II, do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Franciscano, desenvolvido entre os meses de Março a Junho de 2013 em uma Estratégia Saúde da Família. Nesse contexto, observaram-se lacunas no que se refere à atenção a saúde dos idosos realizada durante as visitas domiciliares. A visita domiciliar (VD) torna-se essencial para a realização de uma assistência de enfermagem que procure envolver, de fato, as ações de prevenção de doenças e de promoção da saúde aos indivíduos, família e ou comunidade. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo construir e implementar um instrumento para acompanhamento das visitas domiciliares com idosos em uma Estratégia Saúde da Família. Descrição da experiência: As lacunas evidenciadas dificultam o processo de trabalho da enfermagem com os idosos, interferindo na qualidade da assistência prestada aos mesmos, colocando em risco a sua saúde, os quais ficam suscetíveis a complicações e agravos. Nessa direção, foi realizada uma revisão de literatura para embasamento teórico a fim de contribuir na elaboração do instrumento, o qual foi apresentado a equipe da unidade, com o intuito de sensibiliza-los perante as necessidades do serviço e a garantia do controle desses idosos. O instrumento conta com o perfil epidemiológico; Hábitos e Costumes dos usuários; Diagnóstico Patológico; Avaliação de Enfermagem, seguido das evoluções multiprofissionais. Posteriormente, com o intuito de visualizar a efetividade do instrumento as estagiarias realizaram a implementação modo de aprendizagem em oito VD, acompanhadas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Efeitos alcançados: O processo de avaliação do instrumento ocorreu ao longo das VD, com a presença dos ACS, devido ao reconhecimento desses profissionais na comunidade e o vínculo que possuem com as famílias. Os ACS foram questionados quanto a sua percepção perante a implementação do instrumento, os quais salientaram que o instrumento contemplou pontos pertinentes, capaz de extrapolar os limites do patológico, adentrando em questões de prevenção e promoção da saúde. Recomendações: Percebe-se que além de contribuir para qualificar a atenção à saúde dos idosos, o instrumento poderá complementar dados importantes no prontuário desses usuários, facilitando o trabalho da equipe multiprofissional.

Palavras-chave


Atenção Básica; Idoso; Promoção da Saúde

Referências


REFERÊNCIAS

 

1 Santos EM, Morais SHG. A visita domiciliar na estratégia saúde da família: percepção de enfermeiros. Cogitare Enferm. 2011 Jul/Set; 16(3):492-7.