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JORNAL RAIOS DE SAÚDE COMO INDUTOR DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
Resumo
Caracterização do Problema: Considerando a escola como um espaço de construção do conhecimento, a inserção de um jornal voltado à saúde nesse ambiente é um meio de incentivo a leitura e reflexão através da criticidade e discussão sobre a realidade social. Este meio de comunicação auxilia no diálogo com a comunidade, desenvolvendo conhecimentos e destrezas para o autocuidado da saúde, prevenção de agravos, e influenciam na criação de uma consciência que transcende os valores pessoais com foco e valores universais éticos e do interesse coletivo. Desde 2008 acadêmicos de Medicina realizam atividades de promoção de saúde em uma escola comunitária, mas recentemente constatou que tais atividades ficavam restritas ao ambiente escolar. A fim de transformar essa realidade foi editado o Jornal Raios de Saúde. Descrição da Experiência: Acadêmicos de Medicina orientados por docente pediatra em uma Escola Comunitária desenvolveram um projeto na perspectiva de elevá-la à condição de uma Escola Promotora de Saúde (EPS). Em 2012 foi planejada a edição do “Jornal Raios de Saúde” voltada para a comunidade escolar, a fim de informar sobre as atividades realizadas pelos acadêmicos com destaque para as reportagens: Conhecer para cuidar – visita domiciliar para estreitamento do contato entre o acadêmico e a família do escolar; Vacinar é preciso – atualização do calendário vacinal com o apoio da Equipe de Saúde da Família; Crescer e aparecer – avaliação pondo-estatural de 100% das crianças; Dengue aqui não – interação com a toda a comunidade no entorno da escola para a prevenção da dengue; Super Agentes de Saúde Criança – capacitar alunos selecionados para difundir as informações contidas no jornal para o ambiente extraescola. O Jornal inclui informações sobre EPS, atividades da unidade de saúde e orientações para que o leitor promova o autocuidado. Efeitos Alcançados: Ao editar o periódico os acadêmicos aperfeiçoaram a comunicação e integração com a comunidade escolar, informando suas atividades, mas, sobretudo ampliaram seu olhar, identificando e aprendendo aspectos sobre promoção e educação em saúde. Recomendações: Experiências inovadoras de comunicação em saúde precisam ser multiplicadas para o desenvolvimento da construção da relação médico-paciente e da seleção de melhores estratégias para a promoção da saúde. A inserção de um informativo em saúde nos planos políticos-pedagógicos das escolas constitui uma ferramenta preciosa para a divulgação dos princípios do SUS.
Palavras-chave
Comunicação em saúde; Educação em saúde; Promoção da saúde
Referências
1-SILVA, E.C. da; Minciotti, S.A. A Aplicação do Marketing Social ao Planejamento, Elaboração e Implementação de Políticas Públicas de Saúde: Uma avaliação do que ocorre em São Caetano do Sul (SP), 2005
2-MORENO, L.R. et al. Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde. Interface Comunic., Saude, Educ., v.9, n.16, p.195-204, 2005.
3-PITTA, A. M. R. da e MAGAJEWSKI, F. R. L. Políticas nacionais de comunicação em tempos de convergência tecnológica: uma aproximação ao caso a saúde, 2000.
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