Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
JORNAL RAIOS DE SAÚDE COMO INDUTOR DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
Anamaria Cavalcante e Silva, Daniel Victor Lima de Araujo, Danielle Cristina Chaves Farias, Danilo Gonçalves Nobrega, Carlos Henrique Vieira Lopes, Aline Mota Alves, Allana Mayara Fernandes Moreira, Ana Carolina Vasconcelos Moreira, Bernardo Pinto Freitas, Bruna Santos Ximenes, Bruno Furtado Lima, Bruno Leite Cabral, Clayton Freire Melo Filho, Clarice Diogenes Pinheiro

Resumo


Caracterização do Problema: Considerando a escola como um espaço de construção do conhecimento, a inserção de um jornal voltado à saúde nesse ambiente é um meio de incentivo a leitura e reflexão através da criticidade e discussão sobre a realidade social. Este meio de comunicação auxilia no diálogo com a comunidade, desenvolvendo conhecimentos e destrezas para o autocuidado da saúde, prevenção de agravos, e influenciam na criação de uma consciência que transcende os valores pessoais com foco e valores universais éticos e do interesse coletivo. Desde 2008 acadêmicos de Medicina realizam atividades de promoção de saúde em uma escola comunitária, mas recentemente constatou que tais atividades ficavam restritas ao ambiente escolar. A fim de transformar essa realidade foi editado o Jornal Raios de Saúde. Descrição da Experiência: Acadêmicos de Medicina orientados por docente pediatra em uma Escola Comunitária desenvolveram um projeto na perspectiva de elevá-la à condição de uma Escola Promotora de Saúde (EPS). Em 2012 foi planejada a edição do “Jornal Raios de Saúde” voltada para a comunidade escolar, a fim de informar sobre as atividades realizadas pelos acadêmicos com destaque para as reportagens: Conhecer para cuidar – visita domiciliar para estreitamento do contato entre o acadêmico e a família do escolar; Vacinar é preciso – atualização do calendário vacinal com o apoio da Equipe de Saúde da Família; Crescer e aparecer – avaliação pondo-estatural de 100% das crianças; Dengue aqui não – interação com a toda a comunidade no entorno da escola para a prevenção da dengue; Super Agentes de Saúde Criança – capacitar alunos selecionados para difundir as informações contidas no jornal para o ambiente extraescola. O Jornal inclui informações sobre EPS, atividades da unidade de saúde e orientações para que o leitor promova o autocuidado. Efeitos Alcançados: Ao editar o periódico os acadêmicos aperfeiçoaram a comunicação e integração com a comunidade escolar, informando suas atividades, mas, sobretudo ampliaram seu olhar, identificando e aprendendo aspectos sobre promoção e educação em saúde. Recomendações: Experiências inovadoras de comunicação em saúde precisam ser multiplicadas para o desenvolvimento da construção da relação médico-paciente e da seleção de melhores estratégias para a promoção da saúde. A inserção de um informativo em saúde nos planos políticos-pedagógicos das escolas constitui uma ferramenta preciosa para a divulgação dos princípios do SUS.

Palavras-chave


Comunicação em saúde; Educação em saúde; Promoção da saúde

Referências


1-SILVA, E.C. da; Minciotti, S.A. A Aplicação do Marketing Social ao Planejamento, Elaboração e Implementação de Políticas Públicas de Saúde: Uma avaliação do que ocorre em São Caetano do Sul (SP), 2005
2-MORENO, L.R. et al. Jornal Vivo: relato de uma experiência de ensino-aprendizagem na área da saúde. Interface Comunic., Saude, Educ., v.9, n.16, p.195-204, 2005.
3-PITTA, A. M. R. da e MAGAJEWSKI, F. R. L. Políticas nacionais de comunicação em tempos de convergência tecnológica: uma aproximação ao caso a saúde, 2000.