Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONHECIMENTO SOCIAL, EDUCACIONAL E ESCOLAR: A BUSCA DA TOTALIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DA SAÚDE
Isabel Brasil Pereira

Resumo


Historicamente, a redução do conhecimento educacional ao conhecimento escolar na formação de trabalhadores da saúde tem contribuído para a perda ou enfraquecimento de conteúdos e práticas que possibilitem a compreensão da totalidade social, fundamental para uma educação que se quer emancipatória. Ao mesmo tempo, se olharmos o processo de trabalho em saúde, hoje, observamos que embora na maioria das escolas que formam o trabalhador da saúde as referidas redução e perda estejam presentes, podemos observar um número de ações práticas e conhecimentos teóricos sobre essas ações e, também por elas produzidos, em que, os determinantes sociais da saúde são trabalhados, exigência de conceito de Saúde que a entenda ampliada. Diante disso, questões surgem para serem investigadas e debatidas, dentre elas: Que conceitos e práticas trabalhados na formação em saúde, hoje, inserem o trabalho e a educação na saúde no âmbito da totalidade social? Neste estudo, buscamos responder a questão escolhida começando pela explicitação de momentos históricos como período Clássico da Antiguidade - em que o conhecimento educacional é conhecimento social -, e, no advento do capitalismo, - em que a busca pela totalidade social é cada vez mais expurgada do ensino-, o movimento desta redução. Com embasamento teórico-metodológico, na revisão de literatura da “Paidéia- Formação do Homem Grego” (JAEGER, 2001); Escola do Homem Novo (BOTO, 1997) e História do Conceito de Saúde (SCLIAR, 2007), Moacyr Scliar, e na observação participante em cursos de Agente Comunitário da Saúde e Saúde Ambiental para trabalhadores campesinos, o estudo apresenta resultados, tais como: a necessidade de educadores da saúde conhecer a historicidade da Educação e da Saúde; e o mapeamento de conceitos que colocam de volta à cena escolar/ ensino o conhecimento social. Sobre os esses conceitos destacamos o Cotidiano, os Determinantes Sociais da Saúde, e o Território como base do ensino para o entendimento do conhecimento social.

Palavras-chave


conhecimento social e saúde;ensino na saúde

Referências


JAEGER,W(2001).PAIDÉIA: A FORMAÇÃO DO HOMEM GREGO

SCLIAR,M. (2007) HISTÓRIA DO CONCEITO DE SAÚDE. RJ:PHYSYS

BOTO,C. (1997). A ESCOLA DO HOMEM NOVO.SP:UNESP