Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VIOLÊNCIA CONJUGAL: DESVELANDO AÇÕES POLÍTICAS PARA SUA PREVENÇÃO NO CENÁRIO DO SUS
Luana Moura Campos, Nadirlene Pereira Gomes, Josinete Gonçalves dos Santos Lírio, Carlúcia Carlos de Oliveira, Júlia Renata Fernades Magalhães, Flávia Marília Fonseca Oliveira, Carla Luzia Machado

Resumo


Introdução: Os conflitos conjugais, quando conduzidos de forma desrespeitosa, gera a violência na relação conjugal, a qual repercute sobre a saúde física e psicológica da mulher, e de toda a família. Objetivo: Desvelar situações que geram conflitos na relação conjugal. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, vinculado ao projeto “Enfrentamento da violência conjugal: estratégias para a garantia da segurança e saúde das famílias” (Edital 022/2010/FAPESB/SSP). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, nº 23/2011. Os sujeitos foram 26 mulheres que se encontravam ou já estiveram em um relacionamento conjugal, residentes em uma comunidade Salvador, Bahia, Brasil, conhecida pela alta incidência de violência doméstica. O estudo une a pesquisa, ensino e extensão ao tempo que utiliza grupos focais como método para exploração do tema conflito conjugal. Os dados foram coletados através de grupo focais. Resultados: O estudo revelou situações que geram conflitos no relacionamento conjugal, dentre as quais: a dependência financeira; a falta de lazer, atenção e de diálogo; o uso do álcool e a crença masculina de que são donos das mulheres. Conclusões: Tornam-se necessárias ações no sentido de promover espaços de discussões entre homens e mulheres, que permitam a reflexão sobre seus comportamentos e pensar estratégias políticas que contribuam para a prevenção das situações que geram o conflito conjugal. Tais ações podem ser implementadas no cenário do SUS, sobretudo no âmbito da Saúde da Família, fazendo-se cumprir as premissas de promoção à saúde e prevenção de agravos.

Palavras-chave


Casamento; Conflito familiar; Saúde da família; Violência doméstica; Políticas públicas.

Referências


BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. Conflito conjugal: impacto no desenvolvimento psicológico da criança e do adolescente. Psicol. Reflex. Crit.,  Porto Alegre,  v. 19,  n. 2,   2006 .  

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Direitos Humanos e Mediação de conflitos. ITS Brasil: 2008. Disponível em:< http://www.unmp.org.br/index.php?option= com_content&view=article&id=127:curso-qdireitos-humanos-e-mediacao-de-conflitosq &catid=36:noticias&Itemid=61. Acesso em: 21 mai. 2011.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Pacto Nacional para Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Brasília-DF, 2010.

DEEKE, L. P. et. al. A dinâmica da violência doméstica: uma análise a partir dos discursos da mulher agredida e de seu parceiro. Saúde e Sociedade.  São Paulo,  v. 18,  n. 2,  2009.   Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902009000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em:  21  dez.  2011. b

GARCIA, M.L.T.; TASSARA, E.T.O.  Estratégias de enfrentamento do cotidiano conjugal. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2003, v.14, n. 3, p. 635-642.

GARCIA, M.L.T.; TASSARA, E.T.O. Problemas no casamento: uma análise qualitativa. Estudos de Psicologia, 2003, v. 8, n. 1, p. 127-133.

GOMES, Nadirlene Pereira. Trilhando caminhos para enfrentamento da violência conjugal. Tese (Doutorado), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

 SILVA, J. E. M. Mediação de conflitos conjugais: a persistência do conflito e o olhar clínico.  Contextos Clínicos. Rio Grande do Sul, 2008, vol.1, n.1, p. 36-42.