Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PRÁTICA NA COMUNIDADE: O RECONHECIMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE E GESTÃO DO CUIDADO
Evaldo Eufrásio Vasconcelos

Resumo


Introdução: A implantação das Linhas de Cuidado na atenção primária pretende que o cuidado às pessoas seja gerenciado pela atenção básica de forma integrada com os serviços especializados, de urgência e emergência e hospitalares, no sentido de responder às necessidades destes usuários, com enfoque interdisciplinar, cooperação técnica e compartilhamento de experiências. Importa pensar que com a Linha do Cuidado Integral organizada, o serviço de saúde opera centrado nas necessidades dos usuários, e não mais na oferta de serviços, o que geralmente limita o acesso. Nesse caso a linha de cuidados foi desenvolvida para dá suporte a uma família de idosos, vítimas de violência doméstica. Objetivos: Construir um plano terapêutico com uma família em situação de violência, desenvolvendo ações através de uma linha de cuidado ao idoso, Articular os serviços de saúde e equipamentos sociais existentes no território na perspectiva de formar uma rede de atenção que atenda as necessidades da família. Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram utilizadas as estratégias de visita domiciliar a família, bem como rodas de conversar com os envolvidos com os serviços disponíveis no município, como o CAPS, NASF, CREAS e Conselho do Idoso, tentando articular uma rede de atenção. Inicialmente as informações foram coletadas através de uma entrevista semi-estruturada, haja vista que lançamos mão da elaboração do genograma e ecomapa da referida família e também análise do prontuário familiar. Todo o processo transcorre no período de outubro e novembro de 2012, por ocasião das atividades da disciplina Atenção e Gestão do Cuidado à Saúde da Família do Mestrado Profissional em Saúde da Família da RENASF, nucleadora, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. As atividades realizadas na busca de trabalhar e fortalecer as linhas de cuidado entre família e ESF, foi pautado na construção de um plano terapêutico para a família em estudo. Resultados: Obteve-se neste estudo uma visão geral da estrutura familiar, as interações existentes entre os seus membros, laços afetivos positivos e negativos, seus padrões de comportamento, a existência de outros componentes da estrutura familiar, bem como o fortalecimento das redes de atenção ao idoso envolvendo o PSF e estruturas sociais parceiras.

Palavras-chave


saúde da família; rede de cuidados; linhas de cuidado

Referências


BARATIERI, T. e MARCON, S. S. Identificando Facilitadores no Trabalho do Enfermeiro para o Desenvolvimento da Longitudinalidade do Cuidado. In: Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2011 abr/jun; 19(2):212-7.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Violência Intrafamiliar: Orientações para prática em serviço. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

MELLO, D. F. de. etal.Genograma e Ecomapa: Possibilidades de Utilização na Estratégia de Saúde da Família. Estudo de Caso. In: Rev. Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano2005;15(1):79-89. Disponível em <http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbcdh/v15n1/09.pdf>. Acesso em 08 de maio de 2012

Organização Pan-Americana da Saúde. Linhas de cuidado: hipertensão arterial e diabetes. Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2010.

PASCHE, D. F. A reforma necessária do SUS: inovações para a sustentabilidade da política pública desaúde. Ciência e Saúde Coletiva, v. 12, n. 2, p. 312-314, 2007.

XIMENES NETO, Francisco Rosemiro Guimarães; CUNHA, Isabel Cristina Integralidade na assistência à mulher na prevenção do câncer cérvico-uterino: um estudo de caso. Texto contexto - enferm.,  Florianópolis,  v. 15,  n. 3, Sept.  2006 .