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PET SAÚDE DO IDOSO: REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Resumo
Caracterização do problema: A experiência no PET Saúde do Idoso possibilita algumas reflexões sobre a interdisciplinaridade e a formação acadêmica. O PET-Saúde, enquanto uma estratégia do pró-saúde, visa a reorientação da formação profissional, a promoção de grupos de aprendizagem tutorial, e a formação de estudantes de cursos de graduação. Diante do cenário de envelhecimento populacional, é imprescindível a formação de profissionais capacitados e comprometidos a compreender, refletir e propor ações de saúde para esta população, a fim de responder à demanda de cuidados contínuos em saúde. No PET Saúde do Idoso, a proposta é levantar por meio de visitas domiciliares, as condições sócias demográficas e clínicas de aproximadamente 460 idosos com 80 anos ou mais, residentes na área de abrangência de um centro de saúde de Belo Horizonte. Com as experiências nas atividades desenvolvidas no PET, podemos discutir a importância da interdisciplinaridade na formação acadêmica, a partir da perspectiva dos acadêmicos. Descrição da experiência: O desenvolvimento das atividades consistiu na promoção de capacitações que abordaram as contribuições das diversas áreas de conhecimento presentes na equipe acerca da saúde do idoso. Com a preparação da equipe PET, foi pensada a estratégia para a realização das visitas domiciliares, em que a equipe foi dividida em trios. Cada trio é composto por um preceptor e dois acadêmicos, de diferentes cursos da área da saúde, e nas visitas essas equipes são acompanhadas pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS. As visitas estão em andamento e já é possível fomentar algumas reflexões sobre a importância da interdisciplinaridade na formação acadêmica. Efeitos alcançados: A partir das experiências, consideramos que a interdisciplinaridade é de grande relevância para a formação do profissional de saúde, o que converge com o que é evidenciado na revisão de literatura. Com as experiências, também é possível visualizar como que a interseção de diferentes saberes pode colaborar para a solução de problemas e promoção de saúde. Enquanto acadêmicos, a vivência no PET Saúde nos proporciona uma visão diferenciada sobre saúde, entendida de forma mais ampla e complexa. Além disso, as experiências nos instigam a estarmos no serviço para transformar a realidade presente. Recomendações: Diante da reflexão sobre as nossas experiências, podemos recomendar aos demais colegas que estejam sensíveis às oportunidades possibilitam vivenciar a interdisciplinaridade.
Palavras-chave
Educação; Interdisciplinaridade; Saúde